A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Barra do Garças, deflagrou, na quinta-feira (20), a Operação Safe Trade (Comércio Seguro), com o objetivo de desarticular uma facção criminosa que estava extorquindo empresários e comerciantes da cidade. Seis mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos, expedidos pelo Núcleo de Inquérito Policial (Nipo) de Mato Grosso.
As investigações apontaram que os membros da facção vinham obrigando empresários e comerciantes locais a adquirirem produtos fornecidos por eles ou a pagarem uma taxa sobre os produtos comercializados de outras fontes. Além disso, as vítimas estavam sendo forçadas a pagar uma tarifa de segurança para garantir que seus estabelecimentos não fossem alvo de furtos.
O delegado titular da unidade, Nelder Martins Pereira, destacou que as investigações continuam e que o combate às facções criminosas em Mato Grosso permanece uma prioridade. “A Operação Safe Trade é uma das diretrizes da atual gestão, que visa combater as práticas de facções criminosas e devolver a sensação de segurança ao trabalhador através das ações policiais”, afirmou.
O delegado adjunto, Joaquim Leitão Júnior, ressaltou que a operação faz parte do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado, e visa combater crimes patrimoniais que financiam o crime organizado. “A Safe Trade é uma operação para garantir a segurança do comércio local e combater crimes que sustentam o crime organizado”, enfatizou.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dois celulares que serão analisados para ajudar nas investigações.
Disque Extorsão
O Governo de Mato Grosso lançou o serviço “Disque Extorsão contra Facções Criminosas”, que permite denúncias anônimas pelo telefone 181 ou via plataforma virtual, no âmbito do programa Tolerância Zero. O novo canal visa garantir sigilo absoluto nas denúncias feitas pela população.