Operação Lei Seca durante o Carnaval em MT resulta em 155 motoristas detidos e 467 veículos apreendidos

0
11
Foto: Reprodução
CAMARA VG

A Operação Lei Seca realizada no Carnaval deste ano em Mato Grosso teve um impacto significativo na segurança viária, com 155 motoristas presos por dirigir sob efeito de álcool e 467 veículos apreendidos. Os dados, apresentados pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), revelam que foram emitidos 1.431 Autos de Infração de Trânsito, sendo 340 por condução de veículo alcoolizado, 155 por embriaguez ao volante e 93 por recusa ao teste de alcoolemia.

Durante a operação, que envolveu 21 edições, 3.245 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro, enquanto 2.783 veículos foram fiscalizados. Além disso, 433 veículos foram autuados por infrações relacionadas ao consumo de álcool. A ação teve como objetivo principal aumentar a fiscalização e conscientizar a população sobre os riscos de dirigir embriagado, especialmente no período carnavalesco.

Os resultados da operação apontaram para uma redução significativa de acidentes no trânsito. O número de homicídios culposos, que no Carnaval de 2024 havia sido de 10, caiu para 6 em 2025, representando uma diminuição de 40%. Além disso, as lesões corporais culposas também apresentaram queda de 50%, passando de 70 casos registrados em 2024 para 35 em 2025.

A coordenadora do GGI, tenente-coronel Monalisa Toledo, destacou o sucesso da operação e os impactos positivos para a segurança no trânsito. “Os números demonstram a importância da Lei Seca, tanto para a conscientização quanto para a redução de acidentes e mortes. Não registramos sinistros graves com óbitos nas cidades onde realizamos a operação, e em Mato Grosso como um todo, houve uma queda significativa de 50% nas lesões corporais e 40% nas mortes no trânsito”, afirmou Toledo. Ela reforçou a mensagem de que dirigir alcoolizado coloca em risco a vida do motorista e de outras pessoas e garantiu que ações preventivas continuarão ao longo do ano para promover a segurança nas vias do estado.

A operação contou com o apoio de diversas instituições, incluindo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), o Batalhão de Trânsito (BPMTran), a Polícia Militar, a Delegacia de Trânsito (Deletran), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Corpo de Bombeiros (CBM-MT), a Polícia Penal, o Sistema Socioeducativo, a Politec, as Guardas Municipais e as Secretarias Municipais de Trânsito.