A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) através da Superintendência de Fiscalização (SUF) investiga a denúncia sobre a mortandade de peixes no município de Barão de Melgaço, no Pantanal. Vídeo obtido pelo Olhar Direto mostra uma vasta quantidade de peixes mortos na região. Apuração preliminar aponta que trata-se de um fenômeno natural.
A assessoria de imprensa informou que apurações iniciais indicam que se trata do fenômeno natural conhecido popularmente como dequada. Durante a enchente do Pantanal, a água passa a cobrir a vegetação tornando o processo de decomposição intenso, diminuindo a quantidade de oxigênio dissolvido presente na água. Essa alteração na qualidade da água pode ocasionar a morte dos peixes.
De acordo com pesquisadoras da Embrapa Pantanal, “o fenômeno da dequada ocorre em toda a área de inundação dos grandes rios como Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari e São Lourenço/Cuiabá, durante o processo de enchente”.
A Pasta asseverou que seguirá na apuração para se certificar se trata do fenômeno natural ou se houve poluição das águas da região. A Sema também disse que investiga a data do vídeo, uma vez que relatos dos moradores da região indicam que o fenômeno ocorreu entre dezembro e janeiro.
https://www.youtube.com/watch?v=hd7BoSoFJHs
Fonte: Olhar Direto