O engenheiro que trabalhou na construção de um túnel para a fuga de detentos da Penitenciária Central do Estado (PCE), foi condenado a oito anos de reclusão

0
64
Foto: Reprodução
CAMARA VG

O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7a Vara Criminal de Cuiabá, promulgou a pena de 8 anos e três meses de reclusão, sob regime inicialmente fechado, por envolvimento na construção de um túnel para a fuga de uma grande quantidade de presos, dentre eles, membros do alto escalão do Comando Vermelho, da Penitenciária Central do Estado. O magistrado negou-lhe a possibilidade de interpor recurso em liberdade, mantendo-o em prisão. A sentença proferida no último dia 16 foi proferida.

Além de Anderson, Felipe Passos Corrello e Oziel Jorge do Nascimento também foram condenados pelo delito de promoção, financiamento, financiamento ou integração de organização criminosa, bem como por facilitar ou facilitar a fuga de pessoa legalmente presa ou sujeita a medida de segurança detentiva.

Felipe foi condenado a seis anos de reclusão e Oziel a oito anos e três meses. Os dois devem cumprir o início da pena em regime fechado, mas Jean vetou-lhes o direito de interpor recursos em liberdade. Jaqueline Pereira de Jesus, Conrado Rego Ribeiro e Luiza Vieira da Costa foram considerados culpados.

Inicio das investigações

A GCCO iniciou as investigações após a localização de um túnel de 30 metros em uma residência no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, no dia 13 de setembro de 2022.

Naquele período, foram presas 12 pessoas, sendo duas delas menores de idade e uma mulher. Em continuidade às investigações, a Polícia Civil identificou mais oito pessoas envolvidas no planejamento e execução do plano de fuga fracassado.

O grupo pretendia cavar um túnel de 200 metros de extensão para ter acesso à PEC, onde estão presos de alta periculosidade, inclusive lideranças do Comando Vermelho.

A residência fica a duas quadras da penitenciária e a escavação já havia atingido as tubulações da rede de esgoto.

A residência estava repleta de sacos de areia e outros materiais que haviam sido retirados do túnel, que tinha aproximadamente 30 metros de comprimento.

Fonte: Informações/ Olhardireto