Mato Grosso lidera o ranking nacional e registra mais de 7,7 mil focos de incêndio

0
80
Foto: Wank Carmo/Divulgação
CAMARA VG

Mato Grosso lidera ranking de incêndios no Brasil com mais de 7.700 focos em agosto

Mato Grosso é o estado com o maior número de focos de incêndio no país, conforme dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Somente entre 1º de agosto e esta quinta-feira (22), foram registrados 7.762 focos no estado.

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso contabilizou 1.730 novos focos de incêndio, superando outros estados como Pará, que ocupa o segundo lugar com 7.516 focos, seguido pela Amazônia (6.021), Mato Grosso do Sul (3.926) e Rondônia (2.572).

Atualmente, o Corpo de Bombeiros está no combate a 23 incêndios florestais em todo o estado, mobilizando 158 profissionais, três aviões, um helicóptero, 49 viaturas, 11 máquinas e quatro barcos. No Pantanal, 63 bombeiros atuam em áreas como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, e outras regiões críticas em Poconé e Cáceres, com suporte de um avião, 16 viaturas, 11 máquinas, quatro barcos e um caminhão-pipa.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora os incêndios por satélite em várias localidades, incluindo o Parque Estadual Cristalino em Novo Mundo, a Fazenda Conquista em Apiacás, e diversas terras indígenas. Em alguns locais, a entrada das equipes depende de autorização da Funai.

A severa estiagem e a baixa umidade do ar têm agravado a situação, facilitando a propagação das chamas. O Corpo de Bombeiros pede a colaboração da população para que respeite o período proibitivo e reforce a importância de denunciar qualquer indício de incêndio pelos números 193 ou 190.

 

 

Da Redação com informações do Olhar Direto