Em meio às queimadas, grupo flagra filhote de onça de três meses brincando com a mãe às margens de rio

0
87
Foto: Reprodução
CAMARA VG

Vídeo de filhote de onça brincando com a mãe no Pantanal viraliza nas redes sociais

Turistas guiados pela agência de turismo Journey With Jaguars capturaram um momento raro e encantador: um filhote de onça-pintada de apenas três meses brincando com sua mãe no Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, em Poconé, a 104 km de Cuiabá. O vídeo, que foi compartilhado nas redes sociais, rapidamente viralizou e já ultrapassa 4 milhões de visualizações.

No Instagram, a agência compartilhou a emoção do momento, revelando que o grupo de turistas esperou por horas para que os felinos aparecessem. “Um momento que vamos lembrar para sempre… Um dos meus avistamentos favoritos de todos os tempos”, descreveu a agência na publicação.

A Journey With Jaguars também aproveitou a visibilidade do vídeo para alertar sobre a situação crítica dos incêndios no Pantanal. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 1º de janeiro e 26 de agosto deste ano, o Brasil registrou 109.942 focos de incêndio, um aumento de 78% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pantanal e a Caatinga são os biomas mais afetados, respectivamente.

A situação no Pantanal é especialmente preocupante. Conforme relatado pela Agência Brasil, a região registrou 112 incêndios nas últimas semanas. Desses, 18 continuam ativos, 23 estão sob controle, e 71 já foram extintos, graças aos esforços da força-tarefa liderada pelo Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama/MMA.

O vídeo, além de encantar o público, serve como um lembrete da importância de preservar a biodiversidade do Pantanal, especialmente diante das ameaças ambientais que a região enfrenta.

 

 

Da Redação com informações do Olhar Direto