Cuiabá é o 100º município mato-grossense a receber o cartão Pró-família. A entrega foi realizada na manhã desta quinta-feira, no Centro Esportivo Dom Aquino. Com finalidade de reduzir as desigualdades sociais, o programa atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e abrange todos os municípios do Estado, com objetivo de promover melhorias na qualidade de vida e possibilitar melhor amplo acesso aos serviços públicos essenciais. O programa tem como ações principais um cartão no valor de R$ 100 reais para aquisição de alimentos e a participação em cursos de qualificação como forma de aumentar a renda.
A entrega beneficiou diretamente 841 famílias, grande parte vivendo em situação de extrema pobreza. Este é o caso de Edilaine Santos, de 28 anos, desempregada há oito meses e que comemorou a entrega do cartão junto com os três filhos. “Para mim vai ajudar em muita coisa porque vou usar o dinheiro para comprar comida para meus filhos. Só tenho a agradecer ao governo, ao Pró-família que está ajudando muitas mães que estão desempregadas. É uma iniciativa muito boa, muito importante para as famílias que estão aqui recebendo e terão um natal melhor”.
A agente de Saúde Maria Socorro, que trabalha diretamente com muitos dos beneficiados, reforçou a importância do programa. “Acho muito gratificante porque nós estamos lá na ponta e sabemos a necessidade desse povo beneficiado hoje com este programa do governo.. É muito louvável essa atitude. Nós, agentes de saúde, ajudamos porque sabemos quais são as famílias mais necessitadas da comunidade, qual a realidade. Parece pouco para quem tem, mas para quem não tem é uma felicidade essa conquista”.
A secretária de Trabalho e Assistência Social, Mônica Camolezi, destacou que, com a entrega de hoje, foram mais de 13 mil famílias beneficiadas . “Foram mais de 55 mil pessoas atendidas nessa verdadeira rede de inclusão e proteção social, em parceria com o Executivo Municipal, que prioriza as famílias mato-grossenses mais vulneráveis, que mais precisam das ações do estado. Até março estaremos atendendo os 141 municípios, e como diz o governador Pedro Taques, nenhum mato-grossense ficará para trás”.
O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que a prefeitura de Cuiabá sempre será parceira em programas sociais e parabenizou o governo de Mato Grosso. “Ainda temos desafios sociais muito grandes, famílias que vivem a margem do processo de dignidade da pessoa humana. Nós temos o dever de priorizar essas pessoas dando condições básicas para que se viva com respeito e cidadania, numa cidade tão emblemática e com potencial tão maravilhoso como Cuiabá”.
Com a marca de 100 municípios atendidos, o governador Pedro Taques exaltou o trabalho da Secretaria de Assistência Social (Setas-MT), e afirmou que a expectativa é atender 5 mil famílias em Cuiabá. “Queremos celebrar os agentes comunitários de saúde e de combate as endemias que estão conosco neste programa fiscalizando e coordenando cursos de formação e qualificação para que possamos, nesse momento de crise, estar dando uma ajuda para estas pessoas. Queremos agradecer também a prefeitura de Cuiabá, que nos ajudou na identificação”.