Corpo de Bombeiros de MT já atendeu quase 20 mil ocorrências pré-hospitalares em 2025

0
8
Foto: CBMMT
ALMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) já atuou em quase 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar no estado apenas no primeiro semestre de 2025. De acordo com levantamento da Diretoria Operacional da corporação, foram 19.966 registros desse tipo de chamado entre janeiro e junho, número que confirma o atendimento pré-hospitalar como a principal frente de atuação dos bombeiros atualmente.

Esse tipo de atendimento consiste no socorro imediato e especializado prestado no local da ocorrência, antes do encaminhamento da vítima a uma unidade de saúde. As situações mais frequentes envolvem acidentes de trânsito, traumas, mal súbito e paradas cardiorrespiratórias. As equipes operam em plantão 24 horas, com estrutura para atender à crescente demanda da população.

O comandante-geral da corporação, coronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra, ressaltou que o modelo de atendimento pré-hospitalar varia conforme a região, mas em todos os casos o Corpo de Bombeiros desempenha papel central. “Nosso compromisso é garantir que a população seja socorrida com rapidez, eficiência e qualidade”, afirmou.

Modelos regionais de atendimento

Atualmente, 13 municípios contam com bombeiros e profissionais de saúde atuando exclusivamente na linha de frente do atendimento pré-hospitalar. Já na região Médio Norte, há o modelo integrado entre Corpo de Bombeiros e prefeituras, como é o caso de Sinop, onde foi implantada a Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, em 2022.

A iniciativa, fruto de parceria com a Prefeitura de Sinop, também atende Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, sendo reconhecida por sua excelência em gestão e premiada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT).

Outro modelo em funcionamento ocorre em 11 cidades, como Rondonópolis, Primavera do Leste, Confresa e Jaciara, onde há cooperação direta entre os bombeiros e o Samu. Em algumas dessas localidades, o Samu está instalado dentro das Unidades Bombeiro Militar, facilitando a integração e otimizando o tempo de resposta.

Integração na Baixada Cuiabana

Na região metropolitana de Cuiabá, o modelo integrado também ganhou força com a criação da Central de Atendimento Pré-Hospitalar no Ciosp, resultado de uma cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A central regula os atendimentos via número 192 em municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães.

De acordo com o coronel Glêdson, os números confirmam que o atendimento pré-hospitalar é uma das missões mais exigidas da corporação. Por isso, há investimento contínuo na melhoria da estrutura, capacitação das equipes e ampliação da capacidade de resposta.

FONTE – RESUMO