Roveri tem como objetivo implementar câmeras com tecnologia de reconhecimento facial nos ônibus de Cuiabá, visando proporcionar uma “sensação de segurança”

0
28
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
ALMT

Mato Grosso vai instalar câmeras com reconhecimento facial em ônibus da Baixada Cuiabana

O transporte coletivo de Cuiabá e da Baixada Cuiabana deve receber, em breve, câmeras de monitoramento com tecnologia de reconhecimento facial. A medida faz parte de uma nova etapa do programa Vigia Mais MT, que busca ampliar o uso de tecnologia no combate à criminalidade.

O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Segurança Pública, César Roveri, durante entrevista nesta semana. Segundo ele, a iniciativa surgiu após uma missão técnica da comitiva de Mato Grosso ao Japão e à Coreia do Sul, onde foram apresentadas soluções de integração entre sistemas de segurança e transporte público.

“Foi uma viagem muito produtiva, que trouxe grande conhecimento técnico para aprimorar o que já utilizamos em Mato Grosso, como os sistemas de monitoramento em shoppings, rodoviárias e aeroportos”, afirmou Roveri.

De acordo com o secretário, o próximo passo é levar essa tecnologia para o transporte público, com o objetivo de reforçar a segurança da população e facilitar a identificação de criminosos.

“Nós queremos, sim, instalar câmeras com reconhecimento facial em toda a frota de transporte público da Baixada Cuiabana. Isso vai gerar uma sensação maior de segurança. Se uma pessoa com mandado de prisão entrar no ônibus, ela será identificada e, na próxima parada, a polícia poderá realizar a abordagem e a prisão”, explicou.

Ampliação do Vigia Mais MT

O Vigia Mais MT foi criado para integrar tecnologia às ações de segurança pública em todo o estado. Inicialmente, o programa previa a instalação de 15 mil câmeras de videomonitoramento em espaços públicos dos 142 municípios de Mato Grosso, além de instituições e empresas parceiras.

Com a expansão do programa, o número de equipamentos já ultrapassa 20 mil, incluindo as 5.500 câmeras instaladas nas escolas estaduais por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A meta do governo é continuar investindo em tecnologia para aumentar a capacidade de prevenção e resposta rápida das forças de segurança, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade em Mato Grosso.

 

 

Da Redação com informações do Olhar Direto