O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estendeu até o dia 7 de julho o prazo para inscrições na Rede Nacional de Certificadores (RNC). Inicialmente, o prazo final seria 30 de junho. As inscrições devem ser feitas de forma individual pelo Sistema RNC.
Os profissionais selecionados poderão atuar na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e da Prova Nacional Docente (PND), também chamada de CNU dos Professores. De acordo com o edital, o certificador poderá ser convocado para trabalhar em um ou mais dias de aplicação das duas avaliações.
Quem pode se inscrever
O processo seletivo é exclusivo para servidores públicos do Executivo federal e professores efetivos das redes públicas estaduais e municipais, desde que estejam em exercício em 2025. É necessário ter, no mínimo, o ensino médio completo.
Não é permitido que pessoas que tenham parentes até o terceiro grau inscritos no Enem ou na PND participem como certificadores.
Participação na PND
Segundo o Inep, os professores que desejarem se candidatar à PND, entre os dias 14 e 25 de julho, ainda podem se inscrever na RNC. No entanto, nesse caso, estarão impedidos de atuar como certificadores especificamente na PND — podendo atuar apenas no Enem.
“É possível se inscrever na RNC 2025 para atuar no Enem e na PND, mas não poderá atuar na PND se estiver inscrito(a), como candidato(a), na PND”, esclarece o órgão.
Remuneração e datas
A remuneração prevista para os certificadores é de R$ 510 por dia de aplicação. Nos casos em que for necessário deslocamento superior a 150 km do município de origem, o valor da diária sobe para R$ 864.
Os selecionados poderão atuar nas seguintes datas:
- 26 de outubro – Prova Nacional Docente (PND);
- 9 e 16 de novembro – Enem 2025;
- Nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, o Enem será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 na capital do estado.
Capacitação e atribuições
A lista dos inscritos confirmados e convocados para o curso de capacitação será publicada no dia 14 de julho, no Sistema RNC. Recursos contra o resultado poderão ser apresentados de 15 a 22 de julho.
A capacitação é obrigatória e exige aproveitamento mínimo de 70%. A data de início do curso ainda será informada pela página oficial de acompanhamento.
Os certificadores serão responsáveis por verificar, presencialmente, o cumprimento de todos os procedimentos do Inep durante as provas. As atribuições incluem:
- Acompanhar o recebimento, guarda e abertura dos malotes de provas;
- Observar a atuação das equipes aplicadoras;
- Monitorar o cumprimento dos horários de abertura e fechamento dos portões e de início e término das provas;
- Supervisionar salas extras, contagem de ausentes, identificação dos participantes, substituição de provas e cartões-resposta;
- Garantir a devolução dos malotes aos Correios.
Todas as ações devem ser registradas no Sistema RNC no mesmo dia da aplicação.
📌 Fonte: Agência Brasil