O 2° Comando Regional de Polícia Militar, com sede em Várzea Grande, atendeu 823 alunos com o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) durante o mês de agosto. São crianças com idade entre 6 a 7 anos matriculadas no 1° ano do Ensino Fundamental de 13 escolas municipais em diversos bairros de Várzea Grande.
Os alunos aprenderam sobre os riscos à saúde física e mental e como dizer não as drogas. Os militares instrutores ofertam o ensino por meio de rodas de conversas sobre o cotidiano em família, na escola e em suas comunidades, exposições com uso de cartazes, brincadeiras e outras formas de interação.
Antes dos encontros com as crianças, os policiais fizem reuniões preparatórias com o corpo docente, a direção da escola e os pais. Nos encontros com os pais, os militares enfatizam, por exemplo, a necessidade e importância da participação da família no processo de crescimento e desenvolvimento saudável dos filhos.
Além de prevenir o uso de drogas e outras formas de violências, o Proerd busca mostrar às crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver suas potencialidades que os sonhos de uma sociedade mais justa e segura possam ser alcançados de maneira concreta e plena.
Na continuidade do semestre em curso o Proerd será aplicado ao 5° ano do Ensino Fundamental de escolas de Várzea Grande. O programa também integra eventos de ação social do Juizado Especial Criminal de Várzea Grande, Dia das Crianças do 2º CR e A Semana de Segurança e Cidadania em outras instituições de ensino.
O Proerd é um programa que consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos policiais instrutores, de professores, pais e da comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e outras formas de violência. Ao final do curso cada criança recebeu um certificado de conclusão.