Em casa após 15 anos de prisão, João Arcanjo cumprimenta familiares e evita imprensa; veja fotos e vídeo

0
1684
Reprodução
CAMARA VG

15h07 – Veja Vídeo: 
 


14h57 – Abraçando familiares e amigos, João Arcanjo Ribeiro retorna à sua residência, no bairro Boa Esperança. Com barba por fazer e sorriso estampado no rosto, o Comendador ainda vestia o uniforme da PCE. Ao final dos cumprimentos, chegou a acenar para a imprensa presente no local. 

14h21 – Arcanjo deixou a sede do Fórum de Cuiabá após passar por audiência admonitória. Para evitar a imprensa, ele deixou o local pelos fundos. 

12h58 – O advogado de João Arcanjo Ribeiro, Zaid Arbid, conversou com a imprensa no início desta tarde. Zaid comentou que "penso que daqui para frente, o sonho dele é todo de futuro. A página da vida dele vai ser escrita a partir de hoje. Ele quer paz, deitar e dormir”.

Questionado sobre qual seria o poderio do ex-bicheiro, ele comenta: "Qual o poderio de João Arcanjo? Ele fomentava o comércio, a indústria. Ele tinha o jogo do bicho? Sim, mas era uma prática consentida pela sociedade. Qualquer um de nós está sujeito a ser legítima e ilegitimamente acusado. Não vejo nenhuma prova contundente que informe ele como mandante de qualquer homicídio”.

(Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto)

Sobre as dívidas que o ex-comendador teria a receber, Arbid comenta que "acho que nenhum de nós perdoaria o que tem a receber, isso é um direito de todos. Não vai receber além do direito. Dizer que ele vai perdoar o que estão devendo é um negócio que não dá. Ele tem direito, as pessoas podem procurá-lo e pagá-lo, se não o fizerem, ele tem direito de cobrar”.

Por fim, o advogado ainda diz que "João Arcanjo não tem o que temer. Se você sair e ouvir pela rua, com raras exceções, 90% da população quer ele na rua. Acho que soa como uma situação insólita essa questão dele tentar fugir. O Ministério Público tem hora que delira nas hipóteses. Acha que depois de 15 anos recluso, ele vai chutar a lata e perder o direito que ele conseguiu? Será um homem observado por todos”.

11h34 – O ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro passa por audiência de custódia na manhã desta segunda-feira (26), no Fórum de Cuiabá. Com isto, ele deverá liberado no início desta tarde e seguirá para sua residência, onde cumprirá o restante da pena. Em regime semiaberto (que na prática iguala-se ao regime aberto), o reeducando usará tornozeleira eletrônica e cumprirá medidas restritivas.
 
A família do ex-bicheiro está no Fórum de Cuiabá, onde aguarda a liberação de João Arcanjo Ribeiro. Porém, eles já informaram que não prestarão declarações à imprensa.

(Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto)

Em sua decisão, juiz Jorge Tadeu Rodrigue levou em consideração os argumentos da defesa de que o reeducando possui direito a progressão para cumprimento de pena em regime semiaberto desde o dia 26 de agosto de 2017, quando ainda estava no presídio federal de Mossoró, Rio Grande do Norte.
 
Ainda, levou em consideração ainda os exames psiquiátricos feitos em Arcanjo em 2016 e 2017, que apresentaram resultados positivos. “Além disso, os Diretores das unidades prisionais em que o reeducando esteve segregado comprovaram que o reeducando apresentou bom comportamento carcerário, durante os longos catorze anos que permaneceu recluso a maior parte do tempo em regime diferenciado, ou seja, em unidades federais”.
 
O Ministério Público Estadual (MPE) desistiu de recorrer da libertação do ex-bicheiro. A audiência de custódia de João Arcanjo foi antecipada e teve início no fim desta manhã. O rito ocorre sob forte escolta, na Vara de Execuções Penais de Cuiabá, do juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues.
 
Além do recolhimento do passaporte , outras restrições para Arcanjo serão o monitoramento eletrônico 24 horas por dia e a necessidade de se apresentar mensalmente ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para que seja enviado ao juízo competente um atestado de frequência referente aos atendimentos dele.

Olhar Direto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here