Considerado um dos profissionais mais respeitados entre os operadores do direito eleitoral, o advogado José Antônio Rosa foi contratado para a coordenação jurídica da campanha à reeleição do governador José Pedro Taques (PSDB). O diálogo entre ambos avançou há poucos dias e o contrato foi assinado nesta segunda-feira (18), após a batida de martelo durante almoço, no último domingo (17).
Além de fechar com Taques, o escritório de José Antônio Rosa enviou propostas para o governador Camilo Santana (PT), do Ceará, e, também, para um candidato ao governo de Pernambuco, que se restringiria ao serviço de consultoria eleitoral.
Embora Pedro Taques evite assumir a pré-candidatura, tem se movimentado na montagem de sua coordenação. Além de José Rosa, o secretário Domingos Sávio Parreira, de Gabinete de Governo, e o presidente regional do PSDB, Paulo Borges Júnior, articulam fortemente na montagem da aliança.
Recentemente, emissários de Taques conversaram com representantes do marqueteiro Duda Mendonça, responsável pelas campanhas vitoriosas dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). Em Mato Grosso, Duda Mendonça dividiu com Mauro Cid Nunes Cunha o marketing da histórica reeleição do governador Dante Martins de Oliveira (in memorain), em 1988.
José Antônio Rosa é um dos mais vitoriosos advogados da área eleitoral em Mato Grosso. Ele foi vereador e um dos subrelatores da Constituinte que elaborou a atual Lei Orgânica de Cuiabá, promulgada em 1989.
Como advogado eleitoral, ele participou das campanhas vitoriosas de Dante de Oliveira para o governo de Mato Grosso, Antero Paes de Barros para o Senado da República; e Wilson Santos e Mauro Mendes para a Prefeitura de Cuiabá.
Em 2014, José Rosa foi coordenador jurídico da campanha do ex-deputado José Riva e, depois, sua mulher Janete Riva, para o governo de Mato Grosso, contra o atual governador Pedro Taques. Em 2016, José Rosa foi coordenador jurídico da campanha do deputado Wilson Santos (PSDB) para a Prefeitura de Cuiabá, chegando ao segundo turno contra o atual prefeito Emanuel PInheiro (PMDB), vencedor do pleito.
Fonte: Olhar Direto