Fonte: MT.GOV
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) montou uma Unidade de Demonstração (vitrine tecnológica) voltada para a agricultura familiar, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, durante o Dia de Negócios da Pecuária (Dinepec), realizado na quinta e sexta-feira (17 e 18.10), com a proposta de debater a modernização da pecuária de corte no Estado.
A unidade, montada em uma área de 5 mil metros quadrados é composta por 43 canteiros, de 15 metros quadrados cada, com diferentes hortaliças, frutíferas, feijão, arroz, trigo, milho, mandioca, flores tropicais e plantas medicinais, entre outros.
Segundo o engenheiro agrônomo e extensionista da Empaer, Lucas Estevão da Silva Freire, o espaço é aberto tanto ao agricultor familiar quanto para a população em geral, inclusive para crianças e escolas que queiram conhecer como funciona uma área agrícola. “Estamos abertos todos os dias no horário comercial (entre 08h e 18h), inclusive nos finais de semana em que o parque esteja funcionando”.
Ele acrescenta que a unidade não será desmontada com o final do Dinepec. “Estamos aqui há pouco mais de três meses (ainda está tudo no primeiro plantio) e esperamos continuar por mais um ou dois anos, para que possamos ter melhores condições de apresentar o resultado deste trabalho”.
Para a construção da unidade foi realizada análise do solo da área, para verificar sua textura e química e avaliar a capacidade de produção e fertilidade, já que, para trabalhar com segurança em qualquer área, deve se analisar o solo antes do plantio para detectar possíveis problemas nutricionais, identificando sua fertilidade e potencial.
Ele explica que a proposta é mostrar ao agricultor familiar técnicas passíveis de serem implementadas e como superar possíveis dificuldades no dia a dia de sua atividade. “São técnicas simples, nada sofisticadas, disponíveis para todos, não importando a capacidade financeira de cada um. Queremos mostrar ainda, de forma prática, manejos rápidos que ele pode fazer ou algum erro que possa estar cometendo”, completou.
Créditos: Marcos Vergueiro/Secom-MT
A zootecnista da Empaer, Mikaelly Sales Frois, proferiu uma palestra sobre bem estar animal. Foto: Marcos Vergueiro
Bem estar animal
Além da Unidade de Demonstração para a Agricultura Familiar, a Empaer participou do evento com uma palestra sobre bem estar animal, proferida pela zootecnista Mikaelly Sales Frois. Segundo ela, atualmente a maior preocupação cestá relacionada à produção em larga escala.
Não só a qualidade da carne está diretamente ligada ao bem estar do animal, a União Europeia, um dos importadores da carne mato-grossense, leva em consideração que os animais são seres sencientes, isto é, passíveis de sofrimento e sentimento. “Como eles sofrem, é preciso que sejam criados em ambientes que minimizem seu estresse, para que o resultado seja uma carne de melhor qualidade e, consequentemente, que favorece sua exportação”, disse, acrescentando que o estresse eleva o PH da carne, reduzindo o seu tempo de prateleira, isto é, de consumo.
Concluindo, ela explica que que os cuidados para garantir o bem estar do animal são manejo nutricional adequado; protocolo vacinal, em que todos os equipamentos utilizado estejam esterilizados, para que não haja nenhuma contaminação por agente infeccioso; manejo de pastagem, para se ter certeza de que na seca não faltará alimentos; e instalações que facilitem o livre acesso à alimentação, à água de qualidade e sanidade.