Os dados do CNJ constam no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), implantado em 2011 e já integrado em todos os tribunais. De acordo com o CNJ em Mato Grosso são 12.096 mandados de prisão que estão em aberto e apenas quatro são para internação.
No portal do BNMP é possível verificar que muitos dos mandados são relativamente recentes, a maioria expedida nos últimos dez anos. Até 2018 o Banco Nacional de Mandados de Prisão apontava cerca de 9.600 mandados. A ferramenta foi atualizada, estando agora em sua versão 2.0, e os números recentes apontam este aumento no número de mandados.
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso também fez um levantamento dos mandados de prisão expedidos no Estado que ainda não foram cumpridos. Segundo o TJMT, em nosso Estado um total de 12.103 pessoas são procuradas pela Justiça e 67 são foragidas. A diferença, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, é que se nunca foi preso o réu não pode ser considerado foragido pela Justiça.
O Serviço de Polícia Interestadual (Polinter) em Mato Grosso já fez uma estimativa apontando que Mato Grosso possui mais de 40 mil mandados de prisão em aberto. No entanto, a maioria destes mandados são muito antigos, de décadas atrás, e alguns já venceram.
Na Polinter, que atua em Cuiabá e Várzea Grande, existem três equipes que ficam responsáveis pelo cumprimento. Quando chegam mandados a serem cumpridos no interior do Estado ele é encaminhado às delegacias locais.