Conforme as informações, um voo suspeito em território brasileiro foi identificado, sendo que as equipes de segurança seguiram até o local de pouso com o helicóptero e também uma viatura.
A droga foi encontrada escondida em uma plantação de eucalipto, sendo que a aeronave suspeita decolou antes da abordagem, seguindo para a cidade de Nova Mutum e realizando o pouso naquele município.
Na cidade, as forças de segurança identificaram que a aeronave seria do modelo Baron. O piloto foi encontrado em diligências pela cidade e recebeu voz de prisão. Ele foi realocado para a sede da Polícia Federal, em Cáceres.
Ao todo, o prejuízo estimado ao crime é de R$ 11.112.000,00. A ação foi realizada pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Federal, Polícia Judiciária Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Força Aérea Brasileira (FAB).
“Essas operações conjuntas tem sempre uma dinâmica muito interessante e sempre traz bons resultados para Mato Grosso”, explicou o coronel Juliano Chirolli, comandante do Ciopaer.
Pela proximidade com a Bolívia, país com qual o Estado faz fronteira, é comum que Mato Grosso esteja dentro da rota do tráfico. É rotineira a utilização de aeronaves pequenas para o transporte de entorpecentes, que entram por via aéreas no Brasil e, posteriormente, são redistribuídos para diversas regiões e outras unidades da federação.le=””>