A Polícia Civil inicia, nesta quinta-feira (1o de fevereiro), o primeiro treinamento para a implantação do projeto piloto de atendimento virtual a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que funcionará na Delegacia de Sorriso.
O projeto-piloto para atendimento virtual é parte das ações da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e Vulneráveis, criada recentemente e subordinada à Diretoria da Polícia Civil.
O treinamento permitirá que os policiais civis da Delegacia de Sorriso atendam de forma humanizada as vítimas de violência doméstica. O atendimento virtual será realizado pela equipe multidisciplinar do Plantão 24 horas da Mulher de Cuiabá, que dará assistência às vítimas em Sorriso.
Durante a capacitação, os policiais serão orientados sobre o procedimento, que inclui o acolhimento da vítima pela equipe multidisciplinar (assistente social ou psicóloga 24 horas) e, posteriormente, os policiais da delegacia que formalizarão o atendimento à medida protetiva.
Durante o atendimento, serão oferecidos aos vítimas serviços da rede de proteção, como o Botão do Pânico, o SER Família Mulher, a Casa de Amparo, além de assistência médico-hospitalar, assistência jurídica e assistência alimentar (cesta básica)
Jannira Laranjeira, coordenadora do Plantão de Violência Doméstica de Cuiabá, disse que o atendimento será restrito aos requerimentos de medidas protetivas de urgência. A delegada esclareceu que os autos de prisões em flagrante e inquéritos permanecerão em andamento pela equipe da Delegacia de Sorriso.