Prefeito de Cuiabá mobiliza Defesa Civil e Assistência Social para enfrentar impactos das chuvas
Neste domingo (12), o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, determinou que a Defesa Civil municipal avalie, com urgência, as medidas necessárias para minimizar os efeitos das chuvas intensas que atingem a capital. O forte temporal que caiu sobre a cidade alagou avenidas e ruas, prejudicando a circulação de pedestres e veículos e resultando na perda de bens materiais para muitos moradores.
Ações emergenciais
Durante uma visita ao bairro São Mateus, na noite de domingo, Brunini também acionou a Secretaria Municipal de Assistência Social para elaborar políticas públicas que atendam às pessoas afetadas. “Primeiro, vamos atender as pessoas que estavam em casas alagadas, retirando-as das áreas de risco. Estamos em diálogo com a Defesa Civil e a Assistência Social do Estado para somarmos esforços. Nas últimas 24 horas, registramos 91 milímetros de chuva, um índice acima da média“, destacou o prefeito, que também vistoriou os principais pontos de alagamento da cidade.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, reforçou que uma das medidas prioritárias será a retirada de moradores de áreas de risco, especialmente aquelas classificadas como impróprias para habitação devido à alta vulnerabilidade a desastres naturais.
Esforços de infraestrutura
Segundo o secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, a prefeitura intensificou, desde janeiro, ações de desobstrução de bocas de lobo e bueiros para reduzir os impactos das chuvas. “Realizamos a limpeza de quatro caixas coletoras localizadas nas avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha), Generoso Ponce, Pedro Celestino e Maria Taquara, com a remoção de aproximadamente 300 quilos de lixo“, informou o secretário. Ele acrescentou que o cronograma de desobstrução continuará nas próximas semanas.
“Com base nas orientações técnicas da Defesa Civil, tomaremos todas as medidas necessárias para garantir infraestrutura e segurança ao povo cuiabano“, enfatizou Teixeira.
A prefeitura de Cuiabá segue em alerta, acompanhando a situação climática e coordenando esforços para minimizar os danos e garantir a segurança da população.