Pedro Taques acelera “entregas” em educação e habitação no Araguaia e alerta que vem muito mais

0
237
Reprodução
CAMARA VG

A promessa de acelerar as entregas em 2018 está sendo cumprida pelo governador José Pedro Taques (PSDB), inclusive nas regiões mais distantes da Capital. Ele esteve em Água Boa, 752 quilômetros a leste de Cuiabá, no Vale do Araguaia, para criar a Areninha da Educação e para entregar títulos de regularização fundiária urbana da extinta Companhia de Habitação Popular de Mato Grosso (Cohab).
 
Pedro Taques estava acompanhado de vários assessores e não economizou em diálogos ao pé do ouvido, abraços, beijos e tapinhas nas costas. Ele conversou bastante informalmente com o prefeito Mauro Rosa da Silva (PSD), de Água Boa, anfitrião do evento. “Avisei o prefeito que muito mais entregas vêm aí, para a populacoa de Mato Grosso”, brincou Taques.
 
O chefe do Poder Executivo e o secretário de Estado de Educação, Marco Aurélio Maffafon, trataram a Areninha da Educação, primeira escola em período integral do município, como “um pacote de investimentos na área da educação”.
 
“Uma das grandes políticas que estamos realizando são as escolas de vocação. Então, lançamos a Arena da Educação, como a primeira escola integral do esporte e agora estamos interiorizando o modelo”, explicou Marco Marrafon, ao anunciar duas novas escolas na região de Canarana.
 
A Arena da Educação é uma ação do projeto Pró-Escolas, o maior programa de investimentos da história da Educação de Mato Grosso. Na proposta pedagógica, os estudantes recebem aulas regulares e, em outro turno, se dedicam à grade diversificada, que prevê atividades de esportes, informática e projeto de vida.
 
A assessora pedagógica de Água Boa, Odila Zamperoto, destacou a importância do ensino integral para o desenvolvimento do aluno. “A Areninha deverá receber em torno de 180 estudantes, divididos em seis turmas. Isto é importante porque é um projeto que visa atender de forma integral os alunos incluindo aulas de esporte e a prática esportiva  é vida e contribui para o desenvolvimento do aluno”, justificou Zamperoto.
 
Marco Marrafon observou que ,  além de Água Boa,  já está autorizada a construção da Areninha da Educação também em  Peixoto de Azevedo, Juara e Diamantino, que serão contemplados com a escola vocacionada ao esporte.
 
Além da interiorização da escola em período integral, Marrafon também falou como foi a preparação para o retorno do ano letivo. “Neste volta às aulas fizemos mais de 150 revitalizações e em torno de 35 reformas gerais, para oferecer um ambiente bastante adequado aos estudantes. Ainda temos muito o que fazer, mas já é uma grande evolução em tão pouco tempo. Hoje podemos dizer, seguramente, que todo o Estado tem escolas novas que estão recebendo os alunos com um bom ambiente escolar”, disse o secretário.
 
Além dos anúncios na área da educação, o governador Pedro Taques, também  realizou a entrega de 201 títulos de regularização fundiária urbana aos moradores da Cohab Jardim das Palmeiras e Cristalino e dos cartões do programa Pró-Família, inauguração o trecho de pavimentação e reconstrução de MT 240  e se reuniu com lideres religiosos da região do Araguaia.
 
Sonho da casa própria 
 
Taques e o presidente da Desenvolve MT, José Adolpho Avelino Vieira, entregaram documentação para os 201 moradores da Cohab Jardim das Palmeiras e da Cohab Cristalino, em Água Boa.  
 
A ação faz parte do Programa ‘Endereço Certo’, criado para dar andamento nos mais de 42,99 mil processos de imóveis remanescentes da antiga Companhia de Habitação Popular (Cohab), extinta em 1996. Água Boa é o segundo município do Estado beneficiado pelo Programa, sendo que o primeiro foi Guiratinga, onde 15 títulos foram entregues. O ‘Endereço Certo’, vai atender o total de 39 municípios e beneficiará 42.996 mil famílias de todo o Estado de Mato Grosso.

O morador da Cohab Jardim das Palmeiras, Antônio Amorim, é eletricista e servidor público do município. Ele relata os anos que aguardou para adquirir o título da regularização fundiária da casa onde mora com a família. “Há 25 anos este documento é esperado por mim e pelas famílias que moram nesses residenciais. O que o governador Pedro Taques esta fazendo por nós é de muita importância porque agora sim eu posso chamar a minha casa de minha. Sou grato por esta conquista”, vibrou o morador, Antônio.
 
“Depois de trinta anos sem a documentação, esses moradores estão recebendo a dignidade e cidadania por conquistarem o que é de direito. Este avanço demorou tanto tempo para ser alcançado porque precisava muito mais do que a Lei, precisava da vontade e força politica; e o governador Pedro Taques com a sua sensibilidade, deu o passo a frente lançando o ‘Endereço Certo. Fazer a diferença na vida dessas pessoas me emociona e, por isso, venho me dedicando diariamente em prol da regularização fundiária de cada morador”, enfatizou o presidente da Desenvolve MT, José Adolpho de Lima Avelino Vieira.
 
A Agência de Fomento vai oferecer orientação e apoio técnico às prefeituras para a regularização dos imóveis de forma simplificada e prestará todas as informações necessárias ao ex-mutuário, para que possa efetivamente escriturar e registrar o imóvel. Desde novembro de 2014 à carteira imobiliária da extinta Companhia de Habitação passou a ser atribuição da Desenvolve MT.
 
José Adolpho lembrou que o governo de Mato Grosso está firmando parcerias com o Poder Judiciário para reduzir as custas em  cartórios e, também, com as prefeituras, para minorar a cobrar dos impostos e taxas municipais. Em Guiratinga, as escrituras entregues saíram por R$ 40,00 – quando a projeção inicial era de quase R$ 5 mil, considerável inviável para 90% dos proprietários.

Olhar Direto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here