Investimento em segurança e meio ambiente possibilitou abertura de unidade

0
174
CAMARA VG

O governador Pedro Taques inaugurou nesta quarta-feira (21.02) a primeira unidade descentralizada do Ciopaer em Sorriso. Fruto de convênio do Estado com o município a unidade vai atender a região norte de Mato Grosso e também é a primeira unidade de combate a incêndios na Amazônia. 

O secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby destacou que Mato Grosso é um marco histórico para os gestores da Amazônia. Segundo ele, as políticas públicas passaram a ser convergentes por conta da estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI).

Baby comentou que somente com a integração das forças e dos órgãos que fiscalizam a Amazônia é possível preservar o meio ambiente e evitar maiores incidentes. “Precisávamos ganhar o coração da Amazônia e isso passa pela BR-163. O governo de Mato Grosso está dando um recado muito importante ao Meio Ambiente, diminuímos o desmatamento em 2016 e 2017 e essa base é um marco histórico”, disse.

A unidade é a primeira Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia, conta com duas aeronaves Air Tractor 802F, equipadas com tanques de água especialmente adaptadas para o combate a incêndios florestais e urbanos. O Ciopaer também recebeu um helicóptero para atuar na segurança pública. Na unidade, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros vão atuar em conjunto. 

Atualmente, a Sema, tem sob sua responsabilidade 16 áreas de proteção no bioma amazônico e atua em parceria com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) para o combate de queimadas irregulares e desmatamento, custeando parte das operações de combate a incêndios florestais. O deputado Xuxu Dal Molin disse que a Aeronáutica também deve fazer parte da base aérea. 

Em seu discurso, o governador Pedro Taques destacou que o ato não tem pai ou mãe, mas vai dar segurança aos moradores da região norte de Mato Grosso. Destacou que a base fica em Sorriso, mas é fundamental para o nortão. Segundo ele, a união com o Governo Federal e Municipal foi fundamental. 

Taques destacou que o Ciopaer é um grande exemplo de integração e que a obra é fruto da prioridade que o governo deu à área da segurança. Ele anunciou mais R$ 11 milhões para a compra de um helicóptero e comentou que o aumento de mais 450 soldados no Corpo de Bombeiros possibilitou a inclusão de 10 servidores em Sorriso. Por fim, lembrou da parceria com os produtores da região que compraram o mobiliário do novo Ciopaer no valor de R$ 200 mil. 

O prefeito da cidade Ari Lafin destacou que é uma alegria para o município ter o protagonismo. Para ele, o médio-norte e o norte de Mato Grosso ganham muito com a nova base. O prefeito agradeceu o apoio da sociedade organizada e aos ex-gestores que acreditaram no projeto. 

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, agradeceu o governador pela priorização do setor e disse que o Ciopaer em Sorriso faz parte do processo de interiorização da segurança pública dando rápida resposta num raio de 200 quilômetros. 

Na oportunidade, os comandantes do Corpo de Bombeiros dos Estados que compõem a Amazônia Legal entregaram ao representante do Banco Nacional do Desenvolvimento Social projetos do Fundo Amazônia na região. 

A cerimônia de entrega da obra também foi acompanhada pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Dilmar Dal Bosco, o deputado Adauto de Freitas – Daltinho, do secretário secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, e o secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here