O programa “Por Dentro do Parlamento” da Assembleia Legislativo de Mato Grosso recebeu, nesta quarta-feira (14), a primeira turma de visitantes de 2018. Cerca de 30 alunos do curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), câmpus Várzea Grande, puderam conhecer um pouco da história de Mato Grosso e do Legislativo estadual e do funcionamento da Casa de Leis.
O professor José Ival, do Planejamento Estratégico da ALMT, é o guia das visitas. Ele coordena o programa há 20 anos e divide com os estudantes seus conhecimentos enquanto apresenta os diferentes espaços da sede do Parlamento. Assim, os alunos saem da ALMT sabendo mais sobre a história de Mato Grosso e do Poder Legislativo e também entendendo melhor como os principais setores da Casa funcionam na prática.
É justamente a oportunidade de ver a teoria sendo aplicada num órgão público que é tão apreciada pelos estudantes que participaram da visita. A organização do Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL) também causa impacto. “O professor dá a aula teórica e aqui conhecemos a prática. O arquivo é impressionante”, elogia o estudante Antônio Olivera, que conheceu a sede da ALMT pela primeira vez. O aluno Edson Carlos Fortes também gostou de ver de perto a Assembleia funcionando e ainda destacou que é bom conhecer a “história política, social e cultural do nosso estado”.
A turma também conseguiu ter um rápido bate-papo com o deputado estadual Valdir Barranco (PT). Alguns alunos aproveitaram para apresentar ao representante a demanda por uma sede adequada para o câmpus de Várzea Grande, que ainda está num espaço provisório. “Fiquem sempre unidos e organizados”, aconselhou o parlamentar depois de se comprometer a levar o assunto para Brasília.
A professora Helen Bucair conta que esta é a quinta turma da IFMT de Várzea Grande que participa do "Por Dentro do Parlamento". “Gosto demais. Na minha aula falo sobre os três Poderes e aqui eles podem ter conhecimento prático. É muito importante, já que eles serão futuros gestores”, afirma. “A visita é fundamental para a formação deles”, completa o professor Edmir Soares de Sena. Para agendar visitas, basta entrar em contato pelo telefone (65) 3313-6282 ou (65) 99974-6351.