Em reconhecimento à colaboração e ao crescimento socioeconômico, histórico-cultural e político com Mato Grosso, o deputado Romoaldo Júnior (PMDB) homenageou, na Assembleia Legislativa, 53 personalidades de variados municípios, com títulos de cidadão mato-grossense, moções de aplausos e comendas Senador Filinto Müller.
O título de cidadão é concedido pelo Poder Legislativo a quem não nasceu em Mato Grosso, mas contribuiu para o desenvolvimento dele, prestando relevantes trabalhos à comunidade. Romoaldo lembrou que a instituição pública tem o comprometimento de reconhecer o papel que os cidadãos desempenham na sociedade, uma vez que alguns chegam a cumprir compromissos que cabem ao Estado.
“Tivemos a satisfação de homenagear com título de cidadania mato-grossense, 26 pessoas nascidas nas mais variadas partes do Brasil. Devemos ter gratidão e consideração por essa gente batalhadora que deixou seus estados e veio para cá. Gente que acredita no nosso estado, que faz história, movimenta a economia e enriquece ele. Uma das personalidades que eu decidi conceder a honraria foi o grande parceiro Celso Henrique Batista da Silva, que teve uma votação histórica no município”, destacou o parlamentar.
Convidado para ser o orador do evento, Celso Henrique dedicou o título ao seu pai, já falecido. “Quero agradecer ao deputado Romoaldo, à Assembleia Legislativa e à sociedade pela confiança em meu trabalho. Só tenho a agradecer a Deus por esse momento, pois dessa vida só levamos aquilo que plantamos de bom. Meu finado e amado pai já dizia: respeito ao próximo é fundamental. Quero dedicar esse título a ele, homem do bem que me ensinou lindos valores”, declarou o vereador.
Outra personalidade que recebeu a honraria foi o patriarca da desbravadora família Sansão, do município de Barra do Bugres, localizado a 180 km de Cuiabá, seu Vitor Sansão. O prefeito municipal de Pedra Preta, Juvenal Pereira Brito (conhecido como Ná), também recebeu a honraria. “Igualmente homenageei minha amiga Lenita Kroker, moradora da minha querida Alta Floresta. Lenita é natural de Ibirama Santa Catarina e veio para Mato Grosso para somar: já foi secretária municipal de Educação em Alta Floresta e atualmente é diretora de Meio Ambiente municipal. Parabéns, Lenita, esse título é mais que merecido”, reconheceu ao dizer que se sente honrado em poder entregar os títulos a pessoas tão respeitáveis. “A concessão do título é uma forma de dizer obrigado por tudo que vocês fizeram por nosso Mato Grosso”, completou.
Moção de Aplausos – Foram entregues 25 moções para policiais das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) em reconhecimento a uma megaoperação realizada no último dia 28 de setembro, por meio do serviço de inteligência, que culminou na apreensão de 10 pistolas israelenses, uma submetralhadora, drogas e dinheiro. Durante a operação desencadeada no bairro Construmat, em Várzea Grande, ainda foi preso um integrante da facção criminosa do comando vermelho. A homenagem foi extensiva aos Policiais Militares do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, pela dedicação e coragem que oferecem diuturnamente aos mato-grossenses.
Comenda Senador Fillinto Müller – O tenente Herbe Rodrigues da Silva foi um dos homenageados com a honraria. A homenagem se estende ao 15° Comando Regional da Polícia Militar, sob comando do tenente-coronel Gildázio Alves da Silva. A comenda representa o título máximo concedido pelo Legislativo mato-grossense a personalidades que trabalham em benefício do estado.
“É uma consideração, um modo de homenagear autoridades, em momentos de grande relevância como esse. Esta é a homenagem mais nobre que o Legislativo concede a um cidadão. E nós tivemos o prazer em oferecê-la a cidadãos exemplares que fazem o diferencial em nosso estado. Parabéns, tenente Herbe”, reconheceu o deputado.
Abaixo, o nome dos homenageados:
Título de cidadania mato-grossense
Lenita Kroker
Jonathas Guilherme Oliveira de Santana
Alfeu Antonio de Souza
Gean CarlosAlves
Orivaldo Alves Taveira
Roberto Carlos Barbosa
Antônio Borbelli Filho
Celso Henrique Batista da Silva
Tarciane Nogueira Ramos
Valdir Pereira de Castro
Almir de França Ferraz
Roberto Amui
Humberto Domingues Ferreira
César Scherner
Herbe Rodrigues da Silva
Maurício Gomes
João Dias Filho
Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva
Fabrício Barbosa Rocha Guimarães
Luiz Fernando Vieira Rodrigues
Maria Azenilda Pereira
Milene Aparecida Pereira Beltramini
Fábio Lúcio Mauad Notini
Vítor Sansão
Alonso Nunes da Silva, entre outros.
Comenda Filinto Muller
Sr. Almir de França Ferraz
Sr. Herbe Rodrigues da Silva
Homenageados Moções de Aplausos
1º TEN PM – Wilson Pereira Padilha Neto
1º TEN PM – Túlio Aquino Monteiro da Costa
2º TEN PM – Cleber de Souza Ferreira
Sub TEN PM – Olenil Natos Corrêa
2º Sargento da PM – Ricardo de Souza Carvalhes de Oliveira
2º Sargento da PM – Altamir Lopes da Silva
Cabo PM – Davilson Ventura da Silva
Cabo PM – Évelyn Arruda de Camargo
Cabo PM – Jorge Rodrigo Martins
Cabo PM – Dilson Germano do Amaral
Cabo PM – Alexandre Roberto Rodrigues
Cabo PM – Sérgio Martins de Lisboa
Soldado PM – Wesley Romão de Godoy
Soldado PM – Wilson Ulisses Alves de Souza
Soldado PM – Gilmar Augusto Rodrigues Pinto
Soldado PM – Raffael Garcia Marvulle
Soldado PM – Dirceu Ribeiro Sampaio Júnior
Soldado PM – Wagner Charles Borges da Silva
Soldado PM – Heron Teixeira Pena Vieira
Soldado PM – Nabilla Janaina Maffini Noell
Soldado PM – Denizel Moreira dos Santos Júnior
Soldado da PM – Alexandre de Souza Ferreira
Padre Aguinaldo Assunção Neves