A construção da maior ponte em Mato Grosso alcançou 43,91% do progresso; a entrega está programada para 2026

0
11
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
ALMT

Maior ponte de concreto de Mato Grosso atinge 43,91% de execução e promete integrar região Noroeste ao restante do Estado

A construção da maior ponte de concreto do Estado de Mato Grosso, sobre o rio Juruena, alcançou 43,91% de execução, conforme balanço divulgado nesta semana. Com 1.360 metros de extensão, a obra faz parte de um pacote de investimentos de R$ 252,8 milhões, que inclui também o asfaltamento de 59 quilômetros da MT-208 e a construção de outras três pontes no trajeto.

A nova estrutura irá conectar os municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, passando pelo distrito de Japuranã, e integrará a região Noroeste ao Norte mato-grossense. Com a conclusão do projeto, será possível viajar de Aripuanã e Colniza até Guarantã do Norte e à BR-163 utilizando apenas vias asfaltadas.

Atualmente, os serviços em andamento envolvem o lançamento de vigas, a concretagem de lajes e a perfuração de estacas. Também está em execução a movimentação de terra para a construção dos acessos em ambos os lados da ponte.

A nova travessia eliminará a dependência da balsa, que atualmente realiza a travessia do rio em cerca de uma hora, além de operar com restrições durante a noite e estar sujeita a longas filas de espera.

“A região Noroeste antes era isolada do restante do Estado, sem nenhuma rodovia asfaltada. Com essa ponte sobre o rio Juruena e o asfalto na MT-170 (antiga BR-174), será uma região totalmente integrada com Mato Grosso. Isso faz justiça com o povo dessa região, com municípios como Aripuanã, que existe há mais de 80 anos”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

Além da ponte principal, outras três pontes de concreto, com 50, 30 e 15 metros de extensão, estão sendo construídas ao longo do trajeto. A entrega de toda a obra está prevista para o ano de 2026.

 

 

Da Redação com informações do Olhar Direto