Conferência da Igualdade Racial reúne representantes de 13 municípios

0
202
Reprodução
CAMARA VG

Representantes de 13 municípios mato-grossenses e de movimentos sociais participam em Várzea Grande da 4ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, aberta na quarta-feira (29.11) pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas.

Com o tema “O Brasil da década dos Afrodescendentes” – Reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos – representantes se reúnem para debater temas ligados à inclusão social, acesso à educação de afrodescendentes, indígenas e comunidades tradicionais.

O titular da Sejudh destaca o momento do encontro como oportunidade para que o Estado possa ouvir e dar efetividade, dentro da capacidade de cada área, às políticas públicas necessárias para a garantia de direitos conquistados.

O líder quilombola Elizeu Xunxum, um dos participantes da conferência, observa que a garantia de direitos e o respeito à diversidade passa essencialmente pela educação. “Hoje vivemos uma sociedade do espetáculo, em que se ridiculariza o outro pelo que é, pela cor da pele. Somente a educação pode colaborar para quebrar preconceitos e garantir respeito”.

No primeiro dia os debates giraram em torno de palestras que abordaram temas como educação superior para jovens negros; relações raciais e “Questões Indígenas no Estado de Mato Grosso”.

A presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Antonieta Costa, ressalta a importância de trazer poder público, movimentos sociais e sociedade em geral para debater a igualdade racial e de gênero. “Nosso papel é fomentar o debate, falar da necessidade de que as políticas públicas garantam o acesso e reduzam a exclusão das comunidades tradicionais, do índio, da mulher, do cigano, do afrodescendente”.

A conferência foi encerrada com a escolha dos delegados que representarão Mato Grosso no evento nacional da Igualdade Racial, que será realizado em maio do próximo ano, em Brasília.

Participaram da abertura do evento o representante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Arilson Ventura; secretário adjunto de Direitos Humanos da Sejudh, Zilbo Bertoli Jr; representantes dos municípios de Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres, Porto Esperidião, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Diamantino, Barra do Garças, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Cuiabá e Sinop.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here