O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), utilizou uma transmissão ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira (16) para manifestar descontentamento com a suspensão das aulas em algumas escolas municipais na quinta-feira (17), véspera da Sexta-feira da Paixão. Brunini afirmou que o dia 17 não é considerado feriado ou ponto facultativo no município, e garantiu que as repartições públicas funcionarão normalmente.
“Dia 17 não é feriado e nem ponto facultativo em Cuiabá. O feriado é dia 18. A prefeitura e as secretarias vão operar normalmente”, afirmou o prefeito durante a live.
Segundo Brunini, a suspensão das aulas foi autorizada por conselhos escolares ainda durante a gestão anterior, antes da troca de diretores promovida no início de seu mandato. Ele reconheceu falhas na transição e criticou a própria equipe por não ter revisado o calendário letivo com antecedência.
“Infelizmente, algumas escolas, aproveitando a transição, mantiveram a decisão de não ter aula no dia 17. A responsabilidade também é nossa por não termos identificado isso a tempo”, disse.
Brunini destacou que a paralisação das atividades escolares impacta diretamente os pais que não são servidores públicos e precisarão trabalhar normalmente. Ele garantiu que a situação não se repetirá nos próximos anos.
“Isso não vai acontecer em 2026, nem em 2027, nem em 2028. Vamos corrigir esse problema na Secretaria de Educação. Não haverá mais ponto facultativo na quinta-feira antes da Sexta-feira da Paixão”, assegurou.
Apesar das críticas, o prefeito admitiu que não poderá reverter a decisão este ano, já que o calendário escolar de algumas unidades foi previamente comunicado às famílias.
Além das escolas, outros órgãos, como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, também não terão expediente no dia 17, mesmo sem a data estar oficialmente registrada como ponto facultativo no calendário municipal.
Ao encerrar a transmissão, Brunini reafirmou que assume a responsabilidade pela falha e reiterou o compromisso de evitar episódios semelhantes nos próximos anos.
FONTE – RESUMO