Com 40 novos leitos, Cuiabá zera a fila de UTI para pacientes com coronavírus

0
388
Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto
CAMARA VG
Fonte: Olhar Direto
A Prefeitura de Cuiabá anunciou que está zerada a fila de espera por leitos de UTI para pacientes confirmados de Covid19 na sexta-feira (17), às 16:30. A melhora quadro de colapso da saúde foi alcançada após a entrega de 20 leitos na última segunda-feira (13) no Hospital de Referência e outros 20 na sexta. Todos os pacientes confirmados com COVID-19 que precisavam de UTI foram transferidos para os novos leitos.

“É com muita felicidade que informo que todos estes pacientes já foram transferidos para o Hospital de Referência e já estão recebendo todo o suporte necessário. A nossa equipe médica não está medindo esforços para salvar estes pacientes que neste momento estão lutando por suas vidas. Aproveito para agradecer mais uma vez o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, que foi o responsável por conseguir a doação dos 40 respiradores junto ao Ministério da Saúde”, comentou o prefeito. De acordo com informações da Central de Regulação, na manhã desta sexta-feira, quatro pacientes de Cuiabá e cinco de outras cidades aguardavam leitos de UTI.

Segundo a coordenadora da Central de Regulação, Elaine Souza, a demanda por UTI oscila bastante, ou seja, é possível que em breve a fila volte a ter pacientes. O censo dos hospitais é realizado três vezes ao dia, então os números podem mudar em questão de horas. “Esperamos que não aconteça, mas pode ser que algum paciente que esteja em enfermaria rebaixe e precise de UTI. O importante é que agora temos leitos disponíveis e esperamos que esses leitos atendam à demanda que possamos vir a ter”, comentou.

Atualmente, a rede municipal de saúde de Cuiabá conta com 135 leitos exclusivos para Covid-19, o que representa 45% do total de leitos de UTI para Covid-19 na rede pública de Mato Grosso. Desses 135 leitos, 95 estão no Hospital Referência, sendo 80 adultos e 15 pediátricos e 40 no Hospital São Benedito. As informações são da assessoria de imprensa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here