Lula lamenta a morte de um brigadista que combateu incêndios no Mato Grosso: “tristeza e indignação”

0
658
Foto: Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Presidente Lula lamenta morte de brigadista em combate a incêndios na Terra Indígena Capoto/Jarina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou profundo pesar pela morte do brigadista Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, que faleceu enquanto combatia incêndios florestais na Terra Indígena Capoto/Jarina, localizada em São José do Xingu, Mato Grosso.

Em uma mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), Lula afirmou que a morte de Uellinton é motivo de “grande tristeza e indignação”. O brigadista integrava a equipe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), órgão vinculado ao Ibama. O corpo de Uellinton foi encontrado na manhã desta segunda-feira (26), a cerca de um quilômetro de uma linha de defesa contra o fogo.

O presidente também manifestou solidariedade à família, amigos e colegas de trabalho de Uellinton, destacando a importância dos brigadistas que atuam na linha de frente no combate às queimadas. “O Brasil agradece a ele e a todos os guerreiros dos órgãos federais, estaduais e municipais que estão combatendo as queimadas”, escreveu.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgou uma nota informando que está prestando assistência e apoio à família do brigadista.

 

 

Da Redação com informações do Olhar Direto