Mais de 90% dos beneficiários do Programa SER Família CNH Social foram convocados pelo Governo do Estado em 2024

0
66
Foto: Kamila Nascimento/Detran-MT
CAMARA VG

Estado convoca 92% dos beneficiários do programa “SER Família CNH Social” para obtenção da primeira habilitação

O Governo de Mato Grosso, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), já convocou 92% dos beneficiários selecionados no programa “SER Família CNH Social” para dar início ao processo de obtenção da primeira habilitação.

Desde o lançamento do programa, em maio de 2024, até dezembro do mesmo ano, 9.179 candidatos de um total de 10 mil selecionados foram chamados em 105 municípios contemplados. Em Cuiabá, 1.850 pessoas já iniciaram os procedimentos necessários para adquirir a CNH.

O programa, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, tem como objetivo facilitar o acesso à habilitação para cidadãos de baixa renda, oferecendo o serviço de forma gratuita. Até o momento, o governo investiu R$ 5 milhões na iniciativa, cobrindo custos como exames de saúde, formação teórica e prática dos beneficiários.

Os números do programa refletem seu impacto: 5.547 cursos teóricos, 2.191 cursos práticos e 2.659 provas práticas foram concluídos até dezembro de 2024. Já são 1.698 novas CNHs emitidas, sendo 505 para a categoria A (moto) e 1.193 para a categoria B (carro).

Beneficiários destacam oportunidades

A diarista Dalva Vera da Cruz Carmo, de 29 anos, é uma das beneficiadas e está em fase de conclusão do processo. “Fiquei sabendo do programa pelas redes sociais da Secretaria de Assistência Social e me cadastrei. Fui chamada na segunda convocação e já estou avançando nas etapas. Conseguir a CNH será uma oportunidade para buscar um novo emprego”, afirmou.

Já a estudante Talita Gonçalves Soares, de 25 anos, comemorou a conquista. “Foi uma ótima experiência. Realizei todas as etapas exigidas e agora já estou com a minha CNH em mãos, pronta para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho”, destacou.

Inclusão e cidadania

O programa “SER Família CNH Social” é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso para ampliar a inclusão social e gerar novas oportunidades de emprego e renda. Ao garantir acesso gratuito à habilitação, a proposta é atender pessoas que, devido à situação financeira, não teriam condições de arcar com os custos de emissão do documento.

Com quase 10 mil beneficiários em todo o estado, a iniciativa reafirma o compromisso do governo com ações que promovam cidadania e inclusão social.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto