Prefeitura de Cuiabá cancela novamente o “Peixe Santo” por falta de estrutura e alto custo do produto

0
16
Foto: Tchélo Figueiredo/Olhar Direto
ALMT TRANSPARENCIA

A Prefeitura de Cuiabá não irá realizar, pelo segundo ano consecutivo, a tradicional ação “Peixe Santo”, voltada à comercialização de pescado a preços populares durante a Semana Santa. O anúncio foi feito pelo prefeito Abilio Brunini (PL), nesta quarta-feira (16), que apontou o alto custo dos peixes e a ausência de infraestrutura adequada como principais impedimentos para a realização do evento.

Segundo Brunini, a cidade enfrenta restrições sanitárias mais rígidas que dificultam a organização da feira, uma vez que seria necessária uma estrutura complexa para garantir as condições exigidas pela legislação federal, estadual e municipal. “Hoje há uma fiscalização sanitária mais rigorosa. Precisamos de licenças específicas para venda de produtos de origem animal, e não temos uma estrutura compatível para cumprir essas exigências”, explicou.

Em 2024, o evento foi cancelado pela primeira vez em 30 anos, após a empresa contratada desistir da execução alegando impossibilidade de atender à demanda prevista.

O prefeito destacou ainda que, apesar da ausência do evento institucional, o mercado de peixes está aquecido na capital, com diversos pontos de venda oferecendo produtos a preços acessíveis. “Hoje há muita oferta. Tem peixe barato em vários lugares, e com estrutura própria para isso”, acrescentou.

Enquanto a capital não realizará a feira, a cidade vizinha de Várzea Grande manterá a tradição. A prefeitura local anunciou a venda de 15 toneladas de peixes inspecionados, com cortes de tambatinga e pintado. A comercialização acontecerá em cinco pontos distintos:

  • Praça em frente à Prefeitura, Avenida Castelo Branco, nº 2500, Centro Sul

  • Praça do Jardim Glória II, Rua Lara

  • Praça Áurea Braz, bairro Cristo Rei

  • Rotatória do bairro Santa Isabel, Avenida Senador Filinto Müller

  • Praça Jardim Imperial, Avenida Chile, s/n

FONTE – RESUMO