Candidatos temem fraude em concurso que teve 35 questões anuladas; Prefeitura diz que confia na UFMT

0
357
CAMARA VG

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande afirmou que não tem motivos para desconfiar da Gerência de Exames e Concursos (GEC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mesmo após o caso das anulações de 35 questões das provas do concurso.

A UFMT se manifestou por meio de uma nota explicando que as questões anuladas foram na realidade diluídas entre os vários tipos diferentes de prova correspondendo a cerca de 2,7% do total de questões elaboradas/aplicadas. Após a divulgação das anulações, candidatos se manifestaram temendo alguma fraude.
 
O candidato Leandro Ribeiro mora em Rondônia mas veio para Mato Grosso principalmente para fazer a prova. Ele se candidatou a uma vaga de advogado e verificou que algumas questões de sua prova foram anuladas.

“Na minha prova tiveram duas anuladas, as alteradas eu ainda não parei para contar, mas assim, eu acredito que tiveram, porque no meu gabarito preliminar, que é aquele rascunho que a gente leva da prova, quando eu corrigi eu tinha calculado 36 acertos de 40, mas agora quando saiu o gabarito oficial que foi publicado, minha pontuação estava em 29. Eu fiquei tão estressado com a situação que eu nem parei para observar certinho se houve alteração de questão, mas anulação sei que teve porque consta nesse gabarito”, explicou.

Leandro tem família aqui, então não teve gastos com hospedagem, no entanto, diz que se sentiu lesado com as alterações e que deve entrar com algum recurso.

“Com certeza a gente se sente lesado de alguma forma. Uma prova de 40 questões, em uma primeira correção você consegue uma pontuação em torno de 90%, e aí de repente tu pega o gabarito oficial e sua pontuação caiu bastante, é complicado. Eu só não tomei nenhuma atitude ainda porque estou esperando os prazos oficiais do edital, mas após esta situação eu devo estar entrando sim com alguma ação, algum recurso, para resolver”, disse.

Este não foi o primeiro concurso para o qual Leandro se candidatou. Ele disse que anulações acontecem, mas na proporção que aconteceu desta vez acaba ficando em alerta.

“Anulação de questão é uma coisa que pode acontecer, agora, na proporção que foi, foram 35 questões anuladas no total, fora as anulações de gabarito, e não é uma coisa normal. Falha humana acontece, mas é uma coisa que deixa todo mundo em alerta. Tanta situação que a gente vê na mídia, do que está acontecendo com o Brasil, de corrupção e tudo mais, com o povo brasileiro já calejado com isso, então qualquer coisa que aconteça, na proporção que foi essa agora, com certeza deixa a gente em alerta”, disse.

Agora ele espera que a Prefeitura e a UFMT demonstrem a lisura do certame, para tirar qualquer suspeita de fraude, correndo o risco de anular o concurso. Nas redes sociais, outros candidatos também se manifestaram temendo a fraude ou a anulação das provas.

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande se manifestou dizendo que confia na UFMT, que é uma das melhores do país. A assessoria afirmou que como a GEC reconheceu os erros e corrigiu antes de maiores prejuízos, que não há motivos para não confiarem. A prefeitura ainda esclareceu que as 35 questões anuladas são no total, contando todos os tipos de prova, e que a prova com mais questões anuladas teve apenas quatro anuladas.

A Gerência de Exames e Concursos (GEC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se manifestou por meio de uma nota explicando que as 35 questões correspondem a cerca de 2,7% do total de questões elaboradas/aplicadas para todas as provas. A GEC ainda afirmou que as anulações não trouxeram prejuízos.

Leia a nota na íntegra:
 
A Gerência de Exames e Concursos (GEC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entende que anulação e/ou alteração de gabarito em provas de questões objetivas de múltipla escolha constituem fato comum em concursos públicos. Em geral, o número de questões anuladas/com gabaritos alterados é proporcional ao número de cargos/provas/questões.

O fato de a GEC/UFMT anular questões por apresentar qualquer problema (impressão, erro material, inexistência de alternativa correta, presença de mais de uma alternativa correta) que prejudique a análise e/ou o julgamento do candidato demonstra seriedade na execução dos certames, compromisso com a ética, com a transparência, com a lisura, com a publicidade de todos os seus atos e o cumprimento das normativas atinentes à legalidade e à moralidade pública.

É oportuno informar que o concurso da Prefeitura de Várzea Grande, regulamentado pelos Editais 02/2017-PMVG e 03/2017-PMVG, abrangeu 115 (cento e quinze) cargos/perfis, sendo 73 (setenta e três) de nível superior, 36 (trinta e seis) de nível médio/médio técnico e 6 (seis) de nível fundamental, perfazendo um total de mais de 1.300 (mil e trezentas) questões objetivas distintas. A anulação de 35 questões corresponde a cerca de 2,7% do total de questões elaboradas/aplicadas, percentual considerado absolutamente normal em qualquer concurso.
 
Cabe ressaltar que essas anulações não trazem qualquer prejuízo ao concurso, pois não estão concentradas em uma única prova, e sim diluídas entre inúmeras delas.
 
Abraão Lincoln de Oliveira Sousa
Gerente de Exames e Concursos da UFMT

Olhar Direto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here