MPE investiga presidente do sindicato da Polícia Civil

0
210
Foto: Reprodução
CAMARA VG

Midia News

O Ministério Público Estadual instaurou um inquérito civil para apurar suposto ato de improbidade administrativa praticado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Siagespoc), Cledison Gonçalves da Silva.

O procedimento foi instaurado pelo promotor de Justiça Célio Joubert Fúrio, do Núcleo Patrimônio Público, por meio da portaria 21/2017, assinada em 22 de agosto.

Conforme a portaria, a suspeita é de que o presidente estaria desviando recursos advindos de contribuições sindicais obrigatórias para fins pessoais. A denúncia foi feita por servidores públicos estaduais sindicalizados.

De acordo com o promotor, é dever do “Ministério Público a atuação preventiva, através de recomendações e ajustamento de conduta, visando corrigir ou impedir a realização de atos que importem enriquecimento ilícito, causem prejuízo ao erário ou violem os princípios da Administração Pública”, diz trecho da portaria.

Célio Fúrio determinou a notificação do presidente para que tome conhecimento da investigação e, querendo, apresente esclarecimentos sobre os fatos.

O promotor determinou ainda que Cledison Gonçalves encaminhe cópia do estatuto sindical, cópia das prestações de contas do período de 2016 a 2017 e informe o valor total da contribuição sindical anual, bem como os valores das mensalidades sindicais de seus associados.

Não há um prazo para o término da investigação.

 

Outro lado

Ao MidiaNews, o sindicalista Cledison Gonçalves negou o desvio .

“Já fui notificado e estou encaminhando os documentos que o MPE está pedindo. Vou prestar todos os esclarecimentos, mesmo sabendo que não é da alçada do Ministério Público investigar sindicato, porque o sindicato é particular, não tem dinheiro público, mas mesmo assim vou encaminhar todos os documentos”, disse. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here