Secretário lamenta episódio, mas diz que a PM agiu corretamente

0
223
Foto: Alair Ribeiro/MidiaNews
CAMARA VG

O secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi, disse que a Polícia Militar agiu corretamente ao prender três servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), durante uma manifestação realizada na porta do Palácio Paiaguás, na manhã desta terça-feira (31).

Na ocasião, os servidores bloqueavam uma das vias do Centro Político Administrativo (CPA) que dá acesso à sede do Governo  e foram reprimidos com gás lacrimogêneo e spray de pimenta.

Na sequência, três deles foram algemados, colocados em uma viatura da PM e levados ao Cisc Planalto.

Conforme o secretário Max Russi, a situação somente chegou a este ponto em razão de os servidores terem desobedecido à ordem dos policiais militares, no sentido de desobstruírem a via.

Durante coletiva de imprensa realizada ao final da tarde desta terça-feira, o chefe da Casa Civil exibiu um vídeo (veja abaixo), no qual um dos policiais aparece autorizando os servidores a prosseguirem com a manifestação, desde que liberassem o tráfego de veículos na pista.

“A gente lamenta muito o ocorrido. Não gostaríamos que tivesse ocorrido, pois sabemos que manifestações são legais, desde que ocorram dentro da legalidade. Vocês puderam perceber, no vídeo, o policial falando aos manifestantes sobre o trancamento da rua. Isso já havia acontecido na sexta-feira e voltou a acontecer ontem e hoje”, afirmou o secretário.

“Não podemos e não vamos aceitar que as ruas do Palácio ou dos arredores sejam trancadas. Houve esse incidente, não era o desejo do nosso Governo. Mas a PM agiu de forma correta. A polícia esteve presente naquilo que é dever da polícia: manter a ordem pública, manter a rua aberta”, disse Russi.

 

“Radicalismo”

Ainda durante a coletiva, o secretário fez críticas ao sindicato que representa os servidores do Detran, o Sinetran.

Segundo ele, desde o início da greve, iniciada há mais de 50 dias, a categoria vem tentando radicalizar o movimento.

“Eu, no curto período em que estou na Casa Civil, já recebi esse sindicato três vezes, no meu gabinete. Tentamos fazer alguns encaminhamentos. Sempre fomos muito francos naquilo que possível e não é possível. Esse sindicato vem, desde o início do Governo, conduzindo de forma a dificultar, até mesmo, as negociações”, afirmou.

“O sindicato busca o caminho de radicalizar. O radicalismo por parte do Sinetran, nessas tratativas, mostra que eles, muito mais que talvez tentar buscar o diálogo ou o caminho da conversa, tenta de todas as formas prejudicar o Governo. Na verdade, eles estão prejudicando a população que precisa do serviço do Detran”, disse

Conforme o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, um procedimento administrativo será instaurado para apurar a conduta dos militares envolvidos no episódio.

 

Veja o vídeo citado pelo secretário: 

Midia News.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here