Trezentos e seis tartarugas que estavam em duas barcas foram localizadas pela Polícia Militar de São Felix do Araguaia e devolvidas ao rio. Também foram apreendias uma rede, dois motores, uma corda envolvida em isopor e dois sacos com roupas.
Os policiais faziam um patrulhamento de rotina, por volta da meia noite desta quinta-feira (14.06), com o objetivo de coibir a prática de crimes ambientais, e ao passar por uma estrada localizada no bairro Vila Alta, atrás de uma pousada, visualizaram vários sacos na beira do rio Araguaia.
“Desembarcamos e constatamos que nesses sacos havia uma quantidade exorbitante de quelônios (tartarugas), sendo 306 deles. E mais a frente localizamos as embarcações utilizadas no delito, onde estavam com mantimentos e rede de pesca”, relatou um dos policiais.
Fiscais do meio ambiente da Secretaria Municipal foram acionados e os animais foram devolvidos ao seu ambiente natural, o rio Araguaia. A soltura foi acompanhada por um investigador de polícia.
Os infratores, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), não foram localizados. Já os materiais apreendidos foram entregues na delegacia de polícia.
Fonte: Gov.MT