Fonte: Olhar Direto
As queimadas no Pantanal assustam o mundo pelos estragos causados no meio ambiente. Dentre os prejuízos está o risco à fauna, que é muito diversa no bioma, e está ameaçada. Pensando em ajudar os animais do local, diversos veterinários realizam trabalho voluntário junto à força tarefa que foi criada. Para continuar os atendimentos, no entanto, eles precisam de doações, tanto em dinheiro quanto em medicamentos e insumos.
Milhares de animais silvestres, como serpentes, lagartos, jabutis, jacarés, tamanduás, macacos e outros já foram encontrados carbonizados, ou com partes do corpo queimadas. Segundo os integrantes da força tarefa, “as antas, por exemplo, chamadas de “jardineiras da floresta” por serem um importante dispersor de sementes nos ecossistemas onde habitam, são animais lentos e têm muita dificuldade em conseguir escapar das chamas”.
Animais mais rápidos, como as onças-pintadas, até conseguem fugir com mais facilidade, mas ficam com as patas queimadas, inalam fumaça e têm todo o seu habitat destruído, não achando mais alimentação ou dormitório.
A força tarefa que ajuda a cuidar destes animais resgatados é coordenada pelo Comitê do Fogo (órgão colegiado que reúne diversas instituições de governo, terceiro setor e iniciativa privada). Eles construíram um Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres (PAEAS Pantanal), e precisam de medicamentos, equipamentos de resgate e uso veterinário, veículos para resgate, e alimentação dos animais em reabilitação.
Para arrecadar fundos, as Organizações Não Governamentais ‘Ampara Animal’ e ‘Ampara Silvestre’ criaram a campanha ‘Pantanal em Chamas’. É possível doar pelo site da VAQUINHA VIRTUAL ou entrar em contato direto com a PAEAS pelo (65) 98118-3940.
A ‘Ampara Animal’ nasceu em 2010, pelas mãos de Juliana Camargo e Marcele Becker. Em 2015 se tornou a instituição que mais ajuda animais no país, ao se tornar uma “ONG mãe” que ampara mais de 450 abrigos cadastrados em nível nacional. Em 2016, uma nova frente da entidade foi criada, a AMPARA Silvestre, com foco em conservação ao reabilitar animais que possam ser devolvidos à natureza e também oferecer bem-estar aos animais condenados ao cativeiro.
Voluntariado
Médicos veterinários com especialização em animais silvestres e experiência de atuação/resgate em situações adversas que quiserem trabalhar de forma voluntária no projeto devem entrar em contato pelo email contato@amparanimal.org.br e colocarno ‘assunto’: VOLUNTARIADO NO PANTANAL.
Para contribuir financeiramente com o projeto, acesse AQUI. Para ver os medicamentos e insumos a serem doados, acesse AQUI.