O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está em Cuiabá nesta quinta-feira (19) para a entrega de 42 maquinários agrícolas a comunidades indígenas de Mato Grosso. Ele desembarcou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na região metropolitana da capital, por volta de 9h20 (horário local).
Ele não usa máscara de proteção, assim como os seguranças que o acompanham. Houve aglomeração no aeroporto durante a chegada. Ele cumprimentou militares e apoiadores o aguardavam do lado de fora.
O uso de máscara de proteção é obrigatório no estado desde abril de 2020, como forma de prevenção à Covid.
Durante a chegada no local do evento, Bolsonaro cumprimentou políticos, entre eles o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e abraçou alguns indígenas.
Apoiadores esperavam do lado de fora do Aeroporto Marechal Rondon — Foto: Eunice Ramos/TVCA
O Seminário Regional Política de Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade, realizado em Cuiabá, tem a participação de aproximadamente 80 indígenas. O evento é feito em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e tem como finalidade, além de contribuir para a autonomia dos povos indígenas por meio do desenvolvimento de atividades econômicas, impulsionar a produção nas aldeias.
Tratores entregues a agricultores indígenas — Foto: Kessillen Lopes/G1
Essa é a segunda vez que Bolsonaro visita Mato Grosso desde o início do mandato.
Em setembro de 2020, o presidente foi a Sorriso, no norte do estado, para participar da entrega de títulos rurais e do lançamento da safra de soja. Durante o evento, ele causou polêmica ao afirmar que ficar em casa durante a pandemia de Covid-19 é “para os fracos”.
Fonte: G1-MT