Com o canto do Coral Municipal da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e a apresentação do grupo musical Pequena Luz, a jornalista e autora do livro “Gente que fez, gente que faz Cuiabá: inventário de famílias pioneiras cuiabanas”, Neila Maria Souza Barreto, lançou a sua grande obra que conta história de pessoas que ajudaram a construir Cuiabá nesses 302 anos.
O livro garante ao leitor a identificar as famílias cuiabanas por meio de um índice que permite localizar os troncos familiares ao longo dos séculos XVIII ao XXI. “Esse livro é uma solicitação da Prefeitura de Cuiabá, por causa do projeto do Parque da Família. O prefeito Emanuel Pinheiro precisava de uma pesquisa séria que desse a ele o aval para que a praça fosse feita e o nome dessas famílias fossem registradas lá. Hoje, através dessa obra, as pessoas irão conhecer aqueles que ajudaram a construir Cuiabá. É uma pesquisa séria e de fontes confiáveis que vai avaliar o trabalho da Prefeitura. É um prazer muito grande ter essa obra lançada e a gratificação é o encontro que tivemos aqui com as famílias antigas e com os idosos que trazem tantas histórias das épocas passadas”, comentou a autora.
Sobre a autora
Neila Maria Souza Barreto é mestre em História pela UFMT (2005). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT (1978) e bacharel em Jornalismo pelo Instituto Várzea-grandense de Educação, IVE (1995). Especializou-se em Ciências Políticas pela Faculdades Unidas de Várzea Grande, Univag (1998), Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Fátima do Sul, MS (1992) e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau, SP (1992).
Foi professora do Estado de Mato Grosso e do Instituto Várzea-grandense de Educação. Tem experiência nas áreas do magistério e pesquisas, com ênfase em História, Memória, Genealogia e Biografias, atuando principalmente nos seguintes temas: água, história das instituições, de vidas, de cidades. Foi jornalista da Sanemat e Sanecap – Cia. de Água de Mato Grosso e de Cuiabá. É escritora e documentarista. Professora pesquisadora do curso de Administração, à Distância, da UFMT. Orientadora do curso de pós-graduação em Administração Pública da UFMT, polo de Sorriso. Professora do curso de Turismo e Habilidades do Projovem, pela Fundetec-MT. Autora da pesquisa sobre os 40 anos do Senai-MT. Atualmente é presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, IHGMT, e membro da Academia Mato-grossense de Letras.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá