Rock cuiabano: documentário mostrará as raízes do gênero na capital

0
265
Reprodução
CAMARA VG

Toda a história do rock cuiabano poderá ser apreciada através do documentário Ser Underground, que será lançado neste sábado (11), no La Cerva, a partir das 18h30, com entrada franca.

O diretor Joe Fagundes, explica que além de apresentar o surgimento do rock em Cuiabá, com depoimentos e imagens raras, o documentário também se trata de uma homenagem a todos os músicos e entusiastas, que há tempos exaltam o rock por estas bandas.

Além disso, o diretor afirma que as filmagens são um manifesto visual, que lança luz sobre a resistência da cultura underground cuiabana ao longo de três décadas.

Joe Fagundes, que fez parte de diversas bandas no cenário roqueiro em Cuiabá e vivenciou o que é narrado nas gravações, diz ainda que a história do rock na capital mato-grossense é marcada por muitas bandas e músicos, lugares importantes e diversas sonoridades, que oscilam do clássico rock’n’roll ao extremo death metal.

Mas apesar de algumas diferenças no estilo do rock, há algo em comum e que é justamente o ponto que pretende ser mostrado ao público cuiabano: a associação à cultura underground, com um modo particular de ser e estar no mundo marcado pela autonomia criativa.

Joe também dirigiu, em 2019, o documentário “Entre mortos e feridos, salvaram-se quase todos – G.T.W. 30 anos depois”.

O jornalista Iuri Barbosa Gomes, diretor ao lado de Joe, também fez parte de bandas e acompanhou a cena roqueira cuiabana a partir dos anos 2000, através da fotografia.

Além de coberturas e entrevistas enquanto atuou como repórter em Cuiabá, Iuri defendeu, em 2018, uma tese pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT), que é justamente a base do roteiro do documentário.

A equipe de produção é composta também por Yuri Kopcak, responsável pelo som direto; Jomar Brittes, responsável pela identidade visual do filme; e Protásio de Morais, diretor de fotografia. O fotógrafo tangaraense Willian Garcia completa a equipe.

“Ser Underground: A história do rock cuiabano”, uma produção de 74 minutos, que reúne mais de 50 entrevistados entre músicos, produtores culturais e jornalistas, para narrar o percurso do rock pela grande Cuiabá.

As gravações foram feitas em janeiro e fevereiro de 2021, e a montagem, das mais de 13 horas de entrevistas, foram realizadas ao longo do mesmo ano.

No sábado (11), após o lançamento do documentário, subirão ao palco as bandas Sr. Infame, Strauss, Power Rock Trio e Lynhas de Montagem, pro cenário de rock ficar completo!

Fonte: Primeira Página

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here