A Praça Conde de Azambuja, popularmente conhecida como Praça da Mandioca foi o cenário, na noite desta sexta-feira (17), de uma das atrações do projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’, o Arraiá Canoa de Prata, ao som do estilo musical predominante, o rasqueado cuiabano. O evento foi coordenado pelas secretarias de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e apoio de parceiros da iniciativa privada.
Durante as festividades, os visitantes tiveram a oportunidade de reverenciar de perto espetáculos culturais, feiras gastronômicas e exposições de artigos regionais, artesanatos, entre outros. A programação teve início nesta quarta-feira (15) no SESC Arsenal, com o tema “Semana da Índia em Cuiabá” e se estende, simultaneamente, em diversos pontos públicos do município até o próximo domingo (19), das 17h até às 23h.
O secretário de Turismo, Zito Adrien afirmou que a transversalidade conta com a atuação ativa de todas as repartições que compõem o Executivo Municipal, transformando a Capital em um polo atrativo de eventos, fazendo com que as atividades se perpetuem de forma contínua, não limitando apenas às datas comemorativas.
“Queremos mostrar para população que Cuiabá tem opções também em épocas de feriados, levando música, cultura, lazer e entretenimento junto, para que realmente haja uma boa movimentação nesses dias, o que consequentemente afeta positivamente o comércio local”, declarou.
Dilza Gavilan, proprietária do restaurante Espeto na Praça, que comercializa pratos regionais como Maria Isabel com farofa de banana, caldo de feijão, entre outras variedades, agradeceu a Prefeitura de Cuiabá pela grande ação de fomento à economia, garantindo em seu orçamento familiar, uma renda extra. “Para nós é sempre muito importante incentivos como esses, para que possamos, após dois anos de pandemia, ter um lucro a mais dentro de casa”, acrescentou.
Uma das frequentadoras, Cláudia Vilas Boas, moradora do bairro Quilombo, parabenizou toda equipe pela organização do evento e afirmou já estar ansiosa com a realização das próximas edições. “Participo de um grupo e quando avisaram que teriam esses shows aqui, que seria na semana passada e está sendo agora, decidimos vir e prestigiar, apreciando os detalhes, que por sinal, estão muito bem feitos”, disse.
A iniciativa, idealizada pela gestão Emanuel Pinheiro, tem como objetivo focar nos feriados prolongados, aqueles que, ‘praticamente’, deixam a cidade ‘vazia’. A ideia é fazer com que Cuiabá se torne um local ainda mais agradável para a agenda comercial, cultural, gastronômica e turística, refletindo em um aumento significativo no consumo, aliado aos setores de comércio, bens e serviços, além de criar inúmeras possibilidades de entretenimento, cultura, gastronomia, conhecimento, religiosidade e lazer para a população cuiabana e aos turistas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá