A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá confirmou, nessa terça-feira (16), mais dois casos de varíola dos macacos (Monkeypox).
De acordo com a pasta, os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens;
Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar. Diariamente a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio.
Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade.Ainda conforme a secretaria, os dois homens irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).
Sintomas e prevenção
Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.
Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.