Responsável por suposto garimpo ilegal no centro de Cuiabá é multado em R$ 400 mil

0
131
RepórterMt
ALMT TRANSPARENCIA

O responsável pelas escavações no Centro Histórico de Cuiabá, que levantaram a suspeita de um garimpo ilegal, foi multado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. No total, ele deverá pagar R$ 417.510,22. Claudio Campos Araújo foi autuado por crime ambiental, com os agravantes de reincidência, ter cometido a infração em proveito próprio e não ter as devidas licenças.

Na semana passada, uma equipe da prefeitura embargou as escavações, que estavam sendo realizadas em casarões históricos. Na ocasião, Claudio disse que as escavações tinham como objetivo construir muros de contenção do que viria a ser um shopping vertical.

 

 

“O que eu estou fazendo no Centro Histórico de Cuiabá, é história. Meu nome já está na história”, disse Claudio aos jornalistas.

 

 

 

Segundo informações da prefeitura, moradores de rua eram contratados para realizar as escavações. De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Salles, Cláudio se aproveitava da condição de vulnerabilidade dessas pessoas para colocá-las para trabalhar sem nenhum equipamento de proteção individual, sem o acompanhamento de profissionais e sem nenhum direito trabalhista.

 

A ação da prefeitura foi motivada por denúncias de moradores que desconfiavam da movimentação suspeita que já durava pelo menos cinco anos.

“A vizinhança toda tem reclamado de que durante o período noturno, principalmente de madrugada e nos finais de semana, caminhões saem daqui cheios de terra. Dá a impressão que existe uma exploração garimpeira aqui. Ele está removendo a terra para levar para um determinado local para fazer a extração”, afirmou o secretário.

O caso também é acompanhado pelas Polícias Civil e Federal, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT-MT).

FONTE:REPÒRTER MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here