Mato Grosso é citado entre os estados onde houve aumento no número de casos de Covid-19. A informação foi publicada pelo jornal O Globo na última segunda-feira (14). O Ministério da Saúde já emitiu alerta sobre a alta de contágios em meio à descoberta de uma subvariante da Ômicron, a BQ.1.Além de Mato Grosso, também houve aumento de casos no Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
Apesar dos aumentos, no entanto, a pressão sobre os leitos de UTI ainda está bem abaixo das fases mais críticas da pandemia. Em Mato Grosso, segundo portal do Governo do Estado, há dois municípios com ‘nível moderado’ de classificação de risco: Barra do Bugres e Santa Rita do Trivelato.
No total, o estado já teve 840.359 casos confirmados de Covid-19, com 15.253 mortes registradas desde o início da pandemia de Covid-19. A taxa de ocupação das UTIs nesta terça-feira (15) é de 10,14%.
Uma das medidas para frear o aumento de casos é a vacinação. A Prefeitura de Cuiabá anunciou que vai iniciar na quarta-feira (16) a ampliação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com 30 anos ou mais.
FONTE:OLHAR DIRETO