Durante o lançamento da Operação Carnaval o comandante da Polícia Militar, Alexandre Mendes, deu orientações à população para evitar o registro de ocorrências envolvendo furtos, roubos, brigas e prisões por embriaguez ao volante. Segundo a autoridade, é necessário que os populares curtam os eventos com moderação.Conforme Mendes, o ideal é que as pessoas que desejam curtir os eventos de carnaval tenham cuidado ao levarem aparelho celulares e objetos de valor para que sejam menos visados pelos criminosos. O pedido é para que os aparelhos não fiquem à mostra.
Reforçou ainda a necessidade de ingerir bebida alcóolica com moderação, evitando envolvimento em brigas generalizadas. O consumo moderado de álcool também reduz a possibilidade de acidentes de trânsito. O ideal, conforme o militar, é não aceitar bebidas alcóolicas de pessoas desconhecidas.
“É até ruim vincular a bebida alcoólica com brigas, né? Porque, poxa, quem consome mais bebida alcoólica, ele não poderia jamais pensar em brigar ou perder sua noite por causa da embriaguez. Então, nós entendemos que as pessoas que forem beber, principalmente, se tiver conduzindo um veículo, passe esse veículo para uma outra pessoa que não bebeu, porque está colocando a própria vida em risco. E aquela pessoa que está no local e vê que tem uma possibilidade de ter brigas ali, sai do local, saia de perto e se você tiver com algum amigo que consome bebida alcoólica e ele fica alterado, ajude esse amigo para que ele possa sair do local, pra que ele não possa brigar”, afirmou.
“Então nós teremos policiamento sim, mas queremos também a compreensão da população, principalmente dos jovens, para que possam beber com moderação.”
Aos familiares que optarem por levar crianças aos eventos, a recomendação é de que elas sejam identificadas com objetos, como as pulseiras, para evitar que se percam.
FONTE:REPÒRTER MT.