No mês de abril, tradicionalmente, há uma redução gradual das chuvas que começam em novembro. No entanto, este ano os serviços de monitoramento climático indicam que pelo menos até a próxima semana, de 17 a 21 de abril, há previsão de nuvens carregadas sobre a maior parte do estado. Por causa desse indicativo, a concessionária Energisa manteve alerta e ações de contingência por causa de temporais em Mato Grosso, que podem levar a mais atoleiros e alagamentos.
“Nós tivemos uma excelente temporada de chuva, se pensarmos nos reservatórios do país que abastecem as hidrelétricas. Isso conforta, porque todos os especialistas indicam que não há risco de desabastecimento neste ano. No entanto, para o setor de distribuição de energia, há sempre uma atenção muito grande com esses pontos de alagamento, porque eles dificultam a passagem das equipes”, explica Paulo Montalvao Teixeira, que é coordenador do Centro de Operações Integrado da Energisa.
No último sábado, o governo do estado decretou situação de emergência na MT-170, antiga BR-174, em decorrência aos atoleiros. A situação é pior no trecho de 120 quilômetros entre os municípios de Castanheira e Juruena.
Equipes da concessionária têm registrado estradas, principalmente as vicinais, que viraram “verdadeiros rios” nas regiões norte, do Araguaia e Pantanal. “Como temos veículos com tração nas quatro rodas, há regiões que conseguimos passar, mas tem um limite de segurança. Se o nível d’água fica muito alto, aí recorremos a pequenas embarcações. O importante é que hoje não há trecho totalmente isolado”, destacou Paulo.
Previsão de mais chuva e frio
Como o RepórterMT já havia adiantado, após mais de três meses com muitos temporais e ventanias acompanhados de calor e sensação de tempo abafado, as chuvas continuam nos próximos dias e o primeiro frio do ano já tem data marcada para chegar à capital mato-grossense. Segundo previsões do ClimaTempo, mesmo com uma semana de antecedência, é possível prever que o feriado prolongado de Tiradentes será gelado para os cuiabanos e grande parte de Mato Grosso.
As previsões apontam que o frio deve chegar na sexta-feira (21), quando os termômetros devem marcar entre 16 e 26 graus, com sol e aumento de nuvens de manhã, seguidos de pancadas de chuva à tarde e à noite. Apesar de temperaturas mais baixas, a umidade relativa do ar será de 69%.
No sábado (22), a temperatura cai novamente e a mínima deve chegar a 14 graus, a máxima não deve ultrapassar 27 graus. Há chances de aumento de nuvens de manhã e pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora. A umidade poderá atingir 73%.
O domingo (23) será o recorde de baixa temperatura registrada no ano, será mínima de 12 graus, e máxima de 27 graus. A umidade deve chegar a 76% com chuva a qualquer hora do dia e da noite e muitas nuvens no céu.
FONTE:REPÒRTER MT.