O adolescente de 14 anos, identificado pelas iniciais A.S.P., que morreu na Escola Estadual de Ensino Especial Livre Aprender, em Cuiabá, na segunda-feira (05), sofreu uma broncoaspiração. A complicação ocorre quando substâncias como líquidos, saliva ou vômito entram na via respiratória. O aluno era portador de uma deficiência intelectual grave e morava em uma Casa Lar da Capital.
A broncoaspiração é comum em idosos e bebês, mas pode ocorrer em diversas etapas da vida.
De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), o adolescente vomitou e o alimento que ele havia consumido parou na traqueia, órgão que faz parte do sistema respiratório, fazendo com que ele morresse sufocado.
A.S.P. foi acolhido em uma Casa Lar de Cuiabá em 2019 e estudava na Escola Livre Aprender, onde faleceu após comer a merenda escolar e passar mal minutos depois.
É rotina da escola que os alunos descansem após a refeição, conforme informou a Seduc, então o adolescente foi se deitar e depois de alguns minutos, passou a sentir um mal-estar.
O menino chegou a receber os primeiros-socorros da enfermeira da equipe multidisciplinar da escola e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado, mas ele não resistiu e morreu na unidade de ensino.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lamentou a morte do adolescente: “A Seduc se solidariza com a comunidade escolar, professores e demais servidores da Escola Livre Aprender e todos àqueles ligados à família nesse momento de tristeza”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
FONTE:REPÒRTER MT.