Os cuiabanos vêm enfrentando uma gangorra climática dia após dia, com manhãs frias e tardes quentes. No entanto, um ciclone extratropical chegou ao país nesta quarta-feira (12), acompanhado de uma massa de ar frio de origem polar, e o tempo deve virar de vez na Capital. Ainda nessa semana, os termômetros poderão registrar mínima de 14 graus, com previsão de chuva fraca para essa quinta-feira (13).
O ciclone chegou ao Sul do país causando tempestades, ventania e queda de granizo em várias cidades. À medida que esse fenômeno for se deslocando pelo país, uma massa de ar frio o acompanhará.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse ciclone vai avançar de forma continental, atingindo não apenas o Sul, mas áreas do Sudeste, Centro-oeste e o sul da Região Amazônica, configurando um novo evento de friagem. Esse avanço começa já na madrugada desta quinta-feira.
Assim que o Centro-oeste for atingido, áreas de instabilidade aumentam e pancadas de chuva passageiras e isoladas poderão ser registradas em boa parte de Mato Grosso. Junto a isso, uma massa de ar frio e seco ganha força, provocando uma queda mais acentuada na temperatura, apesar de haver sol e tempo firme na maior parte do tempo.
Ciclone extratropical
O ciclone é uma área de baixa pressão atmosférica onde os ventos giram ao redor de um centro, formando um círculo completo. Quanto mais baixa a pressão do ar no centro do ciclone, mais fortes são os ventos e maior o potencial para o desenvolvimento de nuvens muito extensas, que provocam chuva volumosa e forte, ventania, raios e, por vezes, granizo. Um ciclone extratropical, está associado a frentes frias e avanços de massas de ar frio.
Previsão para Cuiabá
Previsões da agência ClimaTempo apontam que, já nessa quinta-feira (13), o dia começa com sol e muitas nuvens à tarde. É esperado que pancadas de chuva sejam registradas no final da tarde e persistam até o anoitecer. As temperaturas variam entre 22 e 36 graus, com rajadas de ventos de até 26 km/h. A umidade relativa do ar pode chegar a 60%.
Na sexta-feira (14) os termômetros devem cair significativamente, variando entre 15 e máxima de 26 graus, uma queda de 10 graus ao que vem sendo registrado nas últimas semanas. Isso ocorre devido à presença de uma massa de origem polar que chega após a chuva. O dia terá sol, mas nevoeiro pode ser registrado ao amanhecer. À noite o céu fica limpo. Rajadas de vento poderão atingir 20 km/h, com 47% de umidade relativa do ar.
No sábado (15) o dia será ensolarado, também com chance de nevoeiro ao amanhecer e noite de céu limpo. Os termômetros variam entre 14 e 30 graus. Sem chance de chuva, com umidade podendo chegar a 48%. E no domingo (16), o dia será ensolarado, com noite de céu limpo. Os termômetros variam entre 16 e 32 graus. A umidade pode chegar a 59%.
FONTE:REPÒRTER MT.