Estelionatários estão usando os nomes de escritórios de advocacia para aplicar golpes em em Mato Grosso. Após receber diversas denúncias de vítimas dos golpistas, a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) se reuniu com o diretor Metropolitano da Polícia Civil, delegado Wagner Bassi Júnior, para discutir medidas a serem tomadas com relação a essas tentativas de golpes. O encontro ocorreu na segunda-feira (17), na sede da Diretoria Geral da Polícia Civil.
“Estamos acompanhando o trabalho que a Polícia Civil está fazendo, as denúncias estão sendo investigadas, como solicitamos, e existe uma preocupação em dar a maior agilidade possível no atendimento aos advogados”, disse Gisela Cardoso, presidente da OAB-MT.
Todas as denúncias, enviadas pela advocacia para a OAB-MT estão sendo repassadas de forma imediata para a Polícia Civil e apuradas pela Delegacia de Estelionatos e Outras Fraudes de Cuiabá.
O golpe
Os criminosos entram em contato com a pessoa, se identificando como advogado dela em determinado caso. Após ganhar a confiança da vítima, eles alegam que o processo foi concluído e que a pessoa tem um valor para receber. Porém, para receber, é necessário que seja feito o pagamento das custas. Caso a vítima não desconfie, nem entre em contato com seu advogado para confirmar as informações, pode acabar depositando o valor para os golpistas, acreditando serem as custas processuais.
Só depois, quando entram em contato com seus advogados, é que as vítimas descobrem que foram enganadas.
Registro de denúncias
O diretor Metropolitano da Polícia Civil orienta que para tornar mais ágil o atendimento às denúncias, os advogados podem fazer o registro dos boletins de forma virtual, pelo site da Delegacia Virtual.
Aqueles que preferirem o atendimento presencial podem procurar os seguintes locais: Posto da Polícia Civil no Shopping Goiabeiras, que funciona das 10 às 17h; Central de Ocorrências na Avenida Tenente-coronel Duarte (Prainha), no centro de Cuiabá, com atendimento 24h ou diretamente na Delegacia de Estelionatos, no bairro Planalto, que atende das 8h às 12h e das 14h às 18h.
FONTE:REPÒRTER MT.