Dizer que Cuiabá é a capital mais quente do Brasil já é costumeiro para o cuiabano, assim como enfrentar o “sol de rachar” todos os dias. No entanto, previsões da agência ClimaTempo apontam que a próxima semana será ainda mais quente. Com os termômetros chegando a 42 graus, a capital mato-grossense terá “um sol pra cada um” já nos primeiros dias de agosto.
Como uma massa de ar seco ainda permanece sobre o Brasil, inibindo a formação de nuvens e, consequentemente, de chuva, a baixa umidade prevalece assim como os períodos ensolarados. Com isso, o calor aumenta cada vez mais, fazendo com que até as temperaturas mínimas sofram elevação.
Em períodos de seca, atenção à hidratação deve ser redobrada, uma vez que a baixa umidade do ar traz preocupações à saúde, que pode ser acometida por doenças respiratórias que se aproveitam do ressecamento de mucosas e vias aéreas.
Na Capital, após diversas semanas com manhãs geladas e mínimas abaixo de 20 graus, previsões apontam mínimas de até 27 graus. Já as máximas, poderão atingir 42 graus.
Conforme a agência, o calorão chega com tudo na quarta-feira (2 de agosto), quando os termômetros devem registrar temperaturas entre 25 e 41 graus, com sol entre poucas nuvens o dia todo. Não há previsão de chuva e a umidade relativa do ar irá variar entre 13% e 44%.
Na quinta-feira (03), o dia continua ensolarado, com umidade caindo para 10% a 41%. Os termômetros oscilam entre 24 e 42 graus. Para a sexta-feira (04), os termômetros variam entre 27 e 42 graus, com sol o dia todo. A umidade relativa do ar será de 14% a 41%.
Sábado (05), continua com termômetros nas alturas, com mínima chegando a 26 graus, e máxima a 41 graus. Novamente não chove e o sol predomina o dia todo. A umidade caí para 9% a 41%.
FONTE:REPÒRTER MT.