Temperatura mais alta de todos os tempos na terra, passa de 53°C e se aproxima de recorde de 110 anos

0
788
Ilustrativa
ALMT

As temperaturas no Vale da Morte, que se estende ao longo da fronteira da Califórnia central com Nevada, nos EUA, atingiram 53,3°C neste domingo, 16, na região de Furnace Creek, informou o Serviço Meteorológico Nacional.

A temperatura mais alta já registrada foi de 56,6 graus em julho de 1913 na Furnace Creek, disse Randy Ceverny, da Organização Meteorológica Mundial, entidade reconhecida como guardiã de recordes mundiais. Temperaturas iguais ou acima de 54,4°C foram registradas na Terra apenas algumas vezes, principalmente no Vale da Morte.

Diversos pontos do planeta têm registrado recordes de temperatura, em meio a uma onda de calor que está assando quase todo o planeta. “Com o aquecimento global, essas temperaturas estão se tornando cada vez mais prováveis de ocorrer”, disse Ceverny, coordenador de registros da Organização Meteorológica Mundial.

Vale da Morte: onda de calor é apenas uma parte do clima extremo que atingiu os EUA no fim de semana. (AFP/AFP)

No domingo, no Vale da Morte, os meteorologistas estavam monitorando nuvens altas na área que poderiam manter as temperaturas sob controle. “O recorde absoluto parece estar seguro hoje”, disse Matt Woods, meteorologista do escritório do Serviço Meteorológico Nacional em Las Vegas, que monitora o Vale da Morte.

“A longo prazo: o aquecimento global está causando extremos de temperatura mais altos e mais frequentes. A curto prazo: este fim de semana em particular está sendo impulsionado por um padrão de alta pressão extremamente forte sobre o oeste dos EUA.”

As duas temperaturas mais altas já registradas são 56,6°C em 1913 no Vale da Morte e 55°C na Tunísia em julho de 1931.

Fonte: Exame 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here