Um vídeo que circulou no TikTok mostrando uma mulher usando uma coleira para controlar e arrastar uma criança gerou controvérsia na internet. O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu.
Muitos internautas acharam a cena perturbadora e criticaram a atitude da mãe, acusando-a de ser abusiva e inadequada.
Alguns usuários, inclusive, sugeriram alternativas mais apropriadas, como levantar a criança ou utilizar uma abordagem disciplinar diferente.
“Esta mãe é horrível. Ela está abusando da criança” e “eu não conseguiria arrastar meu filho pelo chão sujo. Prefiro pegá-lo no colo”, foram alguns dos comentários.
Já outros usuários defenderam a mãe e o uso da coleira, alegando que o acessório pode ser importante para manter as crianças seguras.
O debate em torno do assunto é complexo e gera muitas dúvidas de todos os lados. Veja as vantagens e desvantagens de cada lado:
Mais segurança: as coleiras podem ajudar a prevenir que as crianças se percam ou se machuquem, especialmente em locais muito cheios, por exemplo.
Uso inadequado: existe a chance de o dispositivo ser usado de maneira incorreta, causando sofrimento ou desconforto desnecessários para a criança, exatamente como foi visto no vídeo que viralizou.
Em alguns países, como os Estados Unidos, é até comum o uso de coleiras infantis. Em um episódio da série “Modern Family”, Cameron e Mitchell utilizam a coleira em sua filha Lily durante um passeio na Disney.
Apesar do nome, a coleira infantil não tem contato com o pescoço da criança e existem diferentes modelos que funcionam como coletes, mochilas ou pulseiras com guias acopladas para o adulto segurar.
Alguns especialistas dizem que o uso da coleira infantil pode limitar o espaço para a criança caminhar e não contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.