Presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União) demonstrou crescimento significativa em pesquisa sobre intenção de votos à Prefeitura de Cuiabá, em 2024. De acordo com o instituto MT Dados, o deputado aparece com 32%; o deputado federal Abílio Júnior (PL), que liderava o levantamento anterior, caiu para 18%, tecnicamente empatado com o estadual Lúdio Cabral (PT), 15%.
Em comparação com a pesquisa realizada em julho, Botelho cresceu dez pontos percentuais, já Abílio caiu cinco.
A pesquisa estimulada (quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados) ainda aponta o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), com 6% e o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) com 5%.
Ulisses Moraes e Pastor Marcos Ritela – ambos no PTB – aparecem com 1% e 0%, respectivamente. Brancos e nulos somam 10%; não souberam ou não responderam, 12%.
O MT Dados ouviu 1.037 pessoas, entre os dias 5 e 9 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, sendo que o nível de confiança é de 95%.
O instituto ainda analisou alguns cenários de segundo turno na capital. Num eventual embate entre Botelho e Abílio, o presidente da ALMT venceria com 43%, contra 24%. Nulos e brancos são 17% e 16% não souberam ou não responderam.
Botelho também venceria todos os demais cenários contra Lúdio (45% x 23%), Fábio (47% x 16%) e Stopa (50% x 11%).
Já Lúdio venceria Abílio (33% a 27%) e Fábio (35% x 19%). Num cenário de segundo turno entre Abílio e Fábio, o deputado ficaria na frente, com 29% a 25%. O chefe da Casa Civil só tem resultado melhor no eventual embate com Stopa, 30% a 15%.